Escolha de condutores da Tocha Olímpica já começou

Nissan e Bradesco iniciaram processos de seleção em seus sites

03 de agosto de 2015
Angra dos Reis será uma das cidades que receberá o revezamento da Tocha Olímpica em 2016, há apenas 10 dias do início dos jogos. Apesar de faltar mais de um ano para o início da Olimpíada, o espírito olímpico já começa a tomar conta de todo o povo brasileiro e participar do revezamento nunca foi tão fácil. O processo de seleção dos condutores da tocha já começou no site de dois dos três patrocinadores do evento: a Nissan e o Bradesco. A terceira patrocinadora, a Coca-Cola, ainda não divulgou o regulamento do seu processo de seleção.

As três empresas selecionarão cerca de 12 mil condutores da chama olímpica, que viajará o país por cerca de cem dias, percorrendo em torno de 300 cidades nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Os patrocinadores buscarão pessoas comuns, que tenham uma boa história de vida nas cidades escolhidas para o revezamento.

- A escolha dos condutores da chama olímpica será realizada pelos patrocinadores e isso garante a democratização no processo de seleção. Eles usarão como critério a história de cada um, por meio de inscrição individual ou indicação de amigos. Isso vai garantir que as pessoas queridas na cidade e que tenham boas trajetórias de vida em Angra carreguem a tocha no nosso município. O espírito olímpico aos poucos vai tomando conta de Angra dos Reis - disse Klauber Valente.

NISSAN
Para participar da seleção da Nissan, basta entrar no site www.quemseatreve.com.br. A Nissan busca histórias de calor humano de brasileiros que se atreveram a fazer algo fora do comum. Os personagens das melhores histórias serão indicados para conduzir a Tocha Olímpica ou Paralímpica em 2016. As inscrições devem ser feitas até as 23h59 do dia 14 de outubro. O resultado será divulgado em 3 de novembro deste ano.

BRADESCO
A seleção do Bradesco será através do site www.revezamentobra.com.br. O banco irá selecionar os condutores através de suas histórias pessoais, contadas por pessoas que as indiquem. Um comitê avaliador escolherá os personagens das melhores histórias para conduzir a Tocha Olímpica nas suas cidades de origem. O resultado sai em 15 de fevereiro.

COCA-COLA
A Coca-Cola ainda não divulgou detalhes de sua campanha para escolha dos condutores da Tocha Olímpica.


A CHAMA OLÍMPICA
Os gregos da Antiguidade consideravam o fogo um elemento divino e mantinham chamas perpétuas acesas em frente a seus principais templos, como no santuário de Olímpia, onde aconteciam os Jogos Olímpicos da Antiguidade. A chama era acesa usando os raios do sol, para assegurar sua pureza, e uma skaphia, espécie de espelho côncavo que converge os raios para um ponto específico. Na Era Moderna, essa mesma cerimônia é reproduzida em Olímpia, onde a chama é acesa em frente ao templo de Hera meses antes do início de cada edição dos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno.

REVEZAMENTO DA TOCHA OLÍMPICA
O revezamento da Tocha Olímpica é inspirado em duas tradições da Grécia Antiga. Na primeira, corridas de revezamento da tocha eram organizadas em Atenas como tributo a certos deuses. O primeiro participante a chegar ao altar do deus da corrida ganhava a honra de acender o fogo em sua homenagem.

A segunda tradição envolvia mensageiros viajando por cidades da Grécia para anunciar a data exata dos Jogos. Eles convidavam os cidadãos a irem até Olímpia e proclamavam a trégua sagrada, que obrigava todas as guerras a cessar um mês antes do evento e durante as competições, para que atletas e espectadores pudessem ir e voltar com segurança.

Nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, o significado ancestral da chama foi resgatado pela primeira vez em Amsterdã, em 1928, mas o primeiro revezamento da Tocha Olímpica aconteceu em Berlim, em 1936, com a chama sendo acesa em Olímpia e transportada para a capital alemã.

Atualmente, meses antes de cada edição dos Jogos Olímpicos de Verão e Inverno, a cerimônia de acendimento dá início ao revezamento da Tocha Olímpica na Grécia. Após percorrer o território grego por alguns dias, a chama chega à capital Atenas, onde é entregue aos organizadores dos Jogos Olímpicos. De lá, ela é transportada até o país-sede, onde, em uma verdadeira jornada, passa por dezenas de cidades, levando uma mensagem de paz e união. O seu destino final é o estádio da cerimônia de abertura, onde a chama acende a Pira Olímpica e marca o início oficial dos jogos.


REVEZAMENTO DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016
O revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 é realizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e patrocinado por Coca-Cola, Nissan e Bradesco. O governo federal, além dos estados e municípios por onde a chama passará, são parceiros na organização, garantindo que os serviços públicos necessários sejam oferecidos.

A data da cerimônia de acendimento em Olímpia e da chegada da chama a Brasília ainda será definida. Depois de aterrissar no Brasil, a chama:

- Viajará o país durante 90 a 100 dias;
- Percorrerá em torno de 300 cidades dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal;
- Percorrerá cerca de 20 mil quilômetros por estradas e ruas do país;
- Viajará em torno de 10 mil milhas aéreas, no trecho entre Teresina e Campo Grande;
- Será carregada por cerca de 12 mil condutores da tocha, em trechos de aproximadamente 200 metros cada um;
- Atingirá 90% da população brasileira.