Ensaios das danças da Festa do Divino
Ensaios estão a todo vapor, na Casa Larangeira

As danças folclóricas tradicionais da Festa do Divino de Angra, Coquinhos, Jardineiras, Velhos, Lanceiros e Marujos, são atrações imperdíveis, que encantam crianças, jovens e adultos. Elas acontecem durante as três principais noites da festa, sempre em um final de semana, 50 dias após o Pentecostes.
Os ensaios acontecem na Casa Larangeira. A dança dos Coquinhos, uma das mais concorridas, é com o ensaiador MayKon Renan Carneiro Afonso da Paixão, às terças e quartas-feiras, das 18h às 19h; Dança das Jardineiras, com a professora Maria do Carmo Manoel, às segundas, das 18h às 19h e às sextas-feiras, das 19h às 20h; Dança dos Velhos, com a professora Nilva Lopes, aos sábados das 14h ás 15h; Lanceiros, com a ensaiadora, Rita de Cássia da Silva, às quintas-feiras, das 18h às 20h: e Marujos, o professor é Celso Ricardo da Silva, às quintas e sextas-feiras, das 20h às 21h.
Dança dos Coquinhos
Os Coquinhos representam os filhos de escravos que dançavam homenageando o Menino Imperador. Usam máscara e capuz para não serem reconhecidos e levam, nas mãos, coquinhos que batem durante toda a dança.
Dança das Jardineiras
As Jardineiras representam as vendedoras de flores portuguesas. A dança é executada por um grupo de moças, metade vestida de jardineiras e metade vestida de jardineiros, trazendo nas mãos um arco florido.
Dança dos Lanceiros
Os Lanceiros representam o corpo de guarda do Menino Imperador. A dança dos Lanceiros estava esquecida há muitos anos, quando, em 1976, foi revivida de forma incompleta e depois novamente esquecida. No ano de 1986 foi recuperada uma parte dela, que é a Valsa dos Lanceiros.
Dança dos Velhos
Os Velhos representam os antigos escravos da terra que homenageiam o Menino Imperador com seus movimentos simples e alegres (semelhantes às quadrilhas juninas).Vestem-se com roupas confeccionadas em tecido barato, enfeitadas com renda e usam máscaras de papelão preto para não serem reconhecidos. Os Velhos dançam com castanholas e batendo os pés.
.
Dança dos Marujos
Os Marujos representam os marinheiros da esquadra portuguesa que, segundo a lenda, tripulavam a barca que trazia o Menino Imperador.Vestidos com suas fardas, os Marujos dançam ao som de marchas e dobrados, evoluindo e formando diversos desenhos.