Cuidados para evitar a leptospirose
Fusar e Ministério da Saúde informam como fazer a prevenção

Em tempos de chuva, além dos cuidados com possíveis enchentes de rios e também de alagamentos, a população deve prevenir-se de uma doença comum nessa época: a leptospirose. Ela é causada por uma bactéria presente na urina do rato que, normalmente, “é espalhada pela água suja de enchentes e esgotos”, segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
A Superintendente de Vigilância em Saúde da Fusar, Cláudia Grego, informa que as pessoas ficam doentes quando entram em contato com a água ou até mesmo a lama contaminada pela urina de roedores. “Podem ser ratazanas, ratos de telhado e camundongos”, diz a médica.
Os principais cuidados para se prevenir a leptospirose são:
- Evitar o contato com a água ou lama de enchentes.
- Não deixar que as crianças nadem ou brinquem nesses locais, que podem estar contaminados.
- Depois que a água baixar (em caso de enchentes), será preciso retirar toda a lama e desinfetar o local (sempre se protegendo). É preciso lavar os pisos, paredes e bancadas, usando uma mistura de água sanitária, na proporção de duas (2) xícaras de chá (400 ml) desse produto para um balde de 20 litros de água comum. Deixar agir por 15 minutos.
- Os alimentos que tiveram contato com a água de uma enchente devem ser jogados fora.
Quem quiser obter mais informações pode entrar em contato com a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, pelo e-mail svs@saude.gov.br. Na Fusar, pelo telefone 3377-1823, da Superintendência de Vigilância em Saúde.