Homenagem ao samba, teatro e show de humor

Essas são algumas das atrações para o final de semana nos espaços culturais

02 de dezembro de 2015
O primeiro final de semana de dezembro, que coincide com o feriado da padroeira da cidade, promete ser bastante movimentado nos espaços culturais de Angra, com uma agenda recheada de atrações culturais para os todos gostos e idades. A programação começa nesta quarta-feira, 2, com uma show musical em homenagem ao Dia do Samba, comemorado na data. O músico Cagério e sua banda apresentam o show “Branco da Cor”, no Centro Cultural Theóphilo Massad, às 20h, com entrada a R$ 10,00.

Na quinta-feira, 3, o palco do teatro Câmara Torres receberá o grupo de teatral Eu Faço de Olhos Fechados, formado por deficientes visuais da cidade, com o espetáculo “Corra que o cego vem aí”, que conta as dificuldades e experiências vividas por eles, deficientes visuais, no dia a dia, incluindo a parte engraçada das situações. O projeto nasceu de uma parceria entre a Cultuar e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e conta com a direção da professora Kelly Oliveira. A apresentação começa às 19h, e a entrada é um quilo de alimento não perecível ou uma fralda geriátrica.

No sábado, 5, quem vai agitar o Teatro Municipal é o humorista Eraldo Fontiny com a personagem Lili e seu show de humor “Lili – a minha mãe deixa”. A peça começa às 20h e promete boas gargalhadas do público. A entrada custa R$ 25,00 e a classificação é 12 anos.

Ainda no Centro Cultural, segue até 20 de dezembro a mostra “Emilinha Borba – A Eterna”, com peças do acervo pessoal da cantora, como faixas, quadros, capas de revistas, fantasias e vestuário da artista. A exposição pode ser visitada de quarta a sexta-feira, das 15h às 21h, e aos sábados e domingos, das 15h às 19h.

Para quem gosta de artesanato, a dica é visitar a mostra “Feira de artesanato – costurando sonhos entre tecidos e linhas”, na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis. A exposição, da artesã Lúcia Waldeck, traz arte em tecidos, toalhas bordadas, bolsas, panos de prato, caixas em MDF decoradas e outras peças. O salão fica aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. Vale a pena conferir.

Na Casa Larangeiras segue a mostra “Agbara Orixás”, com o muralismo de Júlio Garcia. Na exposição, o artista Sidiney Rocha explora cores, formas, detalhes e atributos ao representar a indumentária de 15 orixás, os mais conhecidos e reverenciados nas religiões de matrizes africanas. Exu, Iemanjá, Xangô, Oyá, Oxum, Obá, Ogum, Oxóssi, Obaluaê, Nanã, Oxumarê, Ossaim, Logum Edé, Ewa e Oxalá terão os trajes em exibição durante a mostra, que fica aberta ao público na Casa Larangeiras até quinta-feira, dia 3, das 10h às 18h. A entrada é franca.

No Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis, localizado no Largo da Lapa, continua aberta a exposição “Lux”, que significa “luz” em latim e reúne imagens e objetos sacros que contam a importância da luz em suas diversas formas dentro da história e do cristianismo, com peças do século XVII ao XX. Também estão expostos candelabros, resplendores, ostensórios, pia batismal, lanternas e imagens de santos que dedicaram suas vidas a iluminar a Igreja Católica. A exposição ‘Lux’ fica aberta até dia 30 de janeiro, e o horário de funcionamento do Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis é de quarta-feira a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h. A entrada é gratuita.

No dia da padroeira da Cidade, Nossa Senhora da Conceição, dia 8, o projeto Música das Igrejas torna a se apresentar. Dessa vez, a Paróquia Santíssima Trindade, na Igreja São José Operário, no Village, recebe o Coral da Cidade, às 21h, após a celebração da Santa Missa. No repertório, uma Cantata Natalina.

JUNTOS & MIXADOS NA PRAÇA DO PORTO

Neste sábado, 5, a partir das 14h, a Associação de DJ‘s de Angra dos Reis realiza a segunda edição do projeto Juntos & Mixados, que reúne DJ‘s da cidade tocando na praça do Porto. O objetivo do encontro é arrecadar doações para o Asilo Vila Viver, como alimentos e fraldas geriátricas. O evento tem apoio da Fundação Cultural (Cultuar) e conta com a participação de mais de 30 DJ‘s.