Vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada

Pais e responsáveis devem levar as crianças aos postos de vacinação

02 de dezembro de 2014
A Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e sarampo foi prorrogada até o dia 12 de dezembro. A ação, iniciada no município de Angra dos Reis em 8 de novembro, já vacinou 7.893 crianças contra a poliomielite, o que representa 68,76% da meta estabelecida, que está estimada em 11.479. Contra o sarampo, 5.600 doses foram aplicadas, o que equivale a 55,93% do público-alvo, estimado em 10.130.

A imunização contra a poliomielite é voltada para crianças de seis meses a quatro anos. Já no caso da vacina contra o sarampo, que também imuniza contra rubéola e caxumba, a faixa etária é de um até cinco anos. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município, no horário das 9h às 16h. É importante a apresentação do cartão de vacina da criança.

- A recomendação é que todas as crianças na faixa etária sejam vacinadas contra a poliomielite, pois a vacina oral vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada como para reforço de quem está com o calendário em dia. A VIP [Vacina Inativada Poliomielite], utilizada no início de esquema de vacinação, também estará disponível para crianças com o calendário atrasado, ou seja, que não iniciaram o esquema de vacinação com as duas primeiras doses injetáveis, aos dois e quatro meses de vida - explica Marta Faria, coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Angra dos Reis.


O QUE É POLIOMIELITE

Poliomielite ou paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda, causada pelo Poliovírus, que pode infectar crianças e adultos através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas.

O QUE É SARAMPO

O sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias, e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgirem placas avermelhadas na pele.