Conscientização no Dia Mundial de Luta contra a Aids

Ações foram realizadas no Centro e Parque Mambucaba

02 de dezembro de 2014
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta segunda-feira, 1º de dezembro, uma ação de conscientização alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. Tendas foram montadas na Praça General Osório (Centro) e em frente à Subprefeitura da Região Sul (Parque Mambucaba).

A Aids é uma doença crônica causada pelo vírus HIV. A principal forma de transmissão é a relação sexual sem o uso do preservativo. Além do sexo sem camisinha, o HIV pode ser transmitido da mãe para o bebê durante a gravidez, no parto e na amamentação. Segundo profissionais ligados à prevenção, uma questão preocupante é que os jovens não têm tido a devida consciência da prática do sexo seguro.

- Neste ano, focamos nossa atenção para a juventude, visto que os últimos dados do Ministério da Saúde apontam que é a faixa etária que mais tem sido infectada. Algumas pessoas sentem a sensação de que nunca irão contrair a doença, e é importante ressaltar que a Aids tem tratamento, porém ainda não foi descoberta a sua cura - explica Mônica Pinto, médica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Angra dos Reis.

Para evitar a transmissão da doença, também não se deve compartilhar materiais usados para fazer as unhas, barbeadores, agulhas ou quaisquer outros objetos que cortem ou furem. Esses cuidados são necessários ainda para que o cidadão não adquira hepatite B ou C.

O HIV tem tratamento, que é oferecido de forma gratuita e deve começar o mais rápido possível. Em Angra, o cidadão deve procurar o Centro de Especialidades Médicas do Centro (CEM), de segunda a quinta-feira, para a realização do teste para detectar a doença, feito por meio do Centro de Testagem Anônima. Quando o resultado for positivo, o usuário deverá procurar a sala 22, onde marcará uma consulta e começará o tratamento de imediato.