Angrense se destaca no Vasco
Jovem revelado em escolinha da prefeitura vira titular na categoria de base e disputa final
O jovem angrense Gilson Peixoto da Costa Neto, de 13 anos, participou da primeira grande final de sua carreira como jogador de futebol no último sábado, dia 30 de novembro. Vasco e Flamengo se enfrentaram na Gávea pelo título do Campeonato Metropolitano Sub-13. O Vasco, time de Gilson, perdeu para os donos da casa por 3 a 1. Apesar disso, o jovem talento tem o que comemorar: em dois meses jogando pelo Vasco da Gama o garoto já assumiu a posição de titular.
Revelado pela escolinha da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Angra na Monsuaba, Netinho, como é chamado pelos familiares, despertou a atenção da equipe técnica do Vasco quando, neste ano, o clube trouxe jogadores de sua categoria de base para jogar em Angra contra um combinado local.
– Fizemos uma seleção de todos os polos da Secretaria de Esporte e o convocamos para jogar. O jogo foi no Estádio Municipal. O técnico do Vasco [Adriano Barreto] gostou do futebol do garoto e o chamou para fazer um teste. Assim ele entrou no Vasco – relembra José Belo de Souza, professor de futebol da Secretaria de Esporte, mais conhecido como “Dé”.
Nos últimos dois meses, Gilson, que morava em Jacuecanga, se mudou para o centro de treinamento do Vasco da Gama, em Itaguaí. Lá, além de treinar, o jovem também estuda.
– A estrutura é de primeiro mundo. É um dos melhores centros de treinamento do estado – disse Ramiro Domingos Torres, pai do jogador, enquanto assistia ao jogo do filho da arquibancada. Junto com ele também estavam a mãe, avó, avô, irmã, tio e tia, além do professor Dé. Todos juntos na torcida organizada para Netinho. O transporte foi oferecido pela Prefeitura de Angra.
Durante o campeonato, Netinho, que no Vasco atende pelo primeiro nome, foi conquistando seu espaço e demonstrando talento. O jogador participou de partidas contra o União (São João de Meriti), Audax e Madureira, até chegar na final contra o Flamengo. O primeiro jogo da final, em Itaguaí, havia terminado em 1 a 1.
O jovem Gilson, que atua como lateral-esquerdo, jogou a final como cabeça-de-área, com a camisa 5 do time do Vasco. O jogador demonstrou raça e bons toques de bola, mas no segundo tempo sentiu uma contusão e teve que ser substituído.
Os dois primeiros gols da decisão saíram ainda no primeiro tempo. O Flamengo logo abriu o placar, mas o time cruzmaltino empatou alguns minutos depois, com o meio-campo Lucas Vitor, que se aproveitou de uma confusão na grande área e mandou a bola para o fundo das redes.
No segundo tempo, quando todo mundo já acreditava numa prorrogação, o rubro-negro marcou o segundo gol em um contra-ataque. Os meninos do Vasco não conseguiram reagir e acabaram sofrendo o terceiro nos minutos finais da partida. Os gols do Flamengo foram marcados por Eric, Gasolina e Leandro.