Lançada carteira de hiperdia

O fornecimento é gratuito e permanente

02 de maio de 2012

A Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) começou a distribuição da carteira de hiperdia, na sexta-feira, 27 de abril. O lançamento ocorreu durante o Alerta sobre a Hipertensão, feito na Praça Codrato de Vilhena, no Centro. “Com a carteira, o paciente hipertenso ou diabético terá o histórico de atendimentos documentado”, afirmou a coordenadora do Programa de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dant), Vanderleia Rodrigues.


Estão sendo distribuídas 15 mil carteiras, e o fornecimento é gratuito e permanente. O interessado receberá a sua na unidade de saúde em que costuma ser atendido, onde há o cadastro. “Uma das principais vantagens da carteira de hiperdia é a facilidade de visualização das informações para os profissionais de saúde, porque há um registro documentado de todos os atendimentos do paciente”, diz a coordenadora do Dant.


A Fusar tratou com destaque a questão do diabetes e da hipertensão na última semana de abril. No dia 26 foi realizada uma caminhada no bairro Vila Velha, pelo Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão. O objetivo foi reforçar a conscientização da população sobre o assunto. No dia seguinte, o Alerta sobre a hipertensão foi feito na Praça Codrato de Vilhena (Centro). Na ocasião, foram realizados a aferição da pressão arterial e teste de glicemia para o público.


O Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial foi criado pela Lei 10.439, de 30 de abril de 2002, com o objetivo de “conscientizar a população sobre a prevenção e o controle da doença”, segundo o Ministério da Saúde. O tema deste ano é “Quem tem coração combate a hipertensão – Eu sou 12 por 8”. A proporção de brasileiros com o diagnóstico de hipertensão arterial aumentou nos últimos anos, passando de 21,6% em 2006 para 23,3% em 2010, de acordo com as últimas pesquisas do Ministério da Saúde.