Angra inicia preparativos para a Festa do Divino

Recuperação da tradicional festa portuguesa completa 30 anos em 2015

02 de março de 2015
Já começaram os preparativos para a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, uma das mais importantes expressões culturais de Angra dos Reis. Este ano, em especial, a festa tem ainda uma motivação a mais porque completam-se 30 anos da decisão tomada pelo ex-prefeito João Luiz Gibrail Rocha de resgatar os festejos, após um período de 9 anos de interrupção. A Festa do Divino será realizada entre os dias 15 a 24 de maio, sob a coordenação da Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar). O Menino Imperador será Matheus Ricardo Gullo Barboza, membro da catequese na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, do Centro da cidade.

Para o presidente da Fundação Cultuar, Délcio José Bernardo, a Festa do Divino é a pura expressão da cultura popular angrense. De origem portuguesa, os festejos surgiram no no século XIV e chegaram a Angra dos Reis no século XVII, sendo comemorada desde então, com novos elementos enriquecendo e exaltando sempre a realeza do Imperador.

- O Divino é a nossa maior tradição popular, sem dúvida. Apesar do tempo, até hoje ela nos encanta com seus personagens, unindo a tradição religiosa com a cultural. Há 30 anos ela foi resgatada e não vamos medir esforços para fazer uma bela festa - adiantou o presidente.

A abertura da festa será com missa festiva e a entrega das bandeiras do Divino às comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição na Igreja Matriz, seguida de apresentações culturais, celebrações religiosas e programação cultural.

Abertas inscrições para as danças
Como parte dos preparativos, estão abertas até o dia 16 de março, as inscrições para as danças dos coquinhos, jardineiros, lanceiros, marujos e velhos. Os interessados devem procurar a Casa Larangeiras, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. É preciso ter idade mínima de 5 anos e altura entre 1,20m e 1,50m para a dança dos coquinhos e 14 anos para os demais personagens, sem limite de altura.