Semana para Redução de Riscos e Desastres

Defesa Civil teve um dia de palestras que abordaram de previsão do tempo a acidentes

01 de dezembro de 2015
Na última semana, a Defesa Civil de Angra dos Reis realizou a primeira Semana Municipal para Redução de Riscos e Desastres, com palestras, exposições e simulados. O objetivo foi envolver a população, adultos e crianças de escolas da região nas atividades da instituição. E o resultado não poderia ter sido melhor. Maiara de Castro Cardoso tem somente 8 anos e já sabe qual a função da Defesa Civil. A estudante da Escola Municipal Professor José Américo Lomeu Bastos foi à Defesa Civil com as amigas do 3° ano no primeiro dia de eventos.

– A Defesa Civil é muito importante para nós. Ela ajuda as pessoas quando elas estão em emergência – resumiu a estudante, que fez escalada na parede, sob a orientação dos agentes da instituição.

No dia seguinte, foi realizado um simulado interno, para atendimento em acidentes. Já na quarta-feira, dia 25, aconteceu o I Colóquio Municipal de Proteção e Defesa Civil. Na programação, palestras com especialistas em diversos segmentos.

– Eventos como esse são fundamentais para capacitar ainda mais nossos funcionários e, principalmente, envolver a população nas nossas ações, para que elas entendam como funciona a instituição e de que forma cada morador pode ajudar num momento de crise – frisou o secretário Marco Oliveira.

I COLÓQUIO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
Consultor da Rede Globo na área de segurança e prevenção de acidentes, o coronel Edson Tavares da Silva falou sobre o tema aos funcionários da Defesa Civil e demais inscritos. A última palestra do dia foi do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Anderson Mululo Sato, que falou sobre cidade resiliente. Houve ainda outra palestra, ministrada por Giovanni Dolif Júnior, meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), que falou sobre os efeitos do El Niño na região e elogiou a estrutura da instituição.

– Estou surpreso, positivamente, com a estrutura de equipamentos e pessoal de vocês. É a primeira vez que eu venho aqui, embora nosso contato seja constante por causa do monitoramento das chuvas. Bom ver que o Cemaden está contribuindo para o monitoramento de vocês e muito bom ver como vocês também nos ajudam a trabalhar – disse Giovanni, acrescentando que a tendência para a região durante o verão é de tempo quente durante o dia e de chuvas fortes e de curta duração no final do dia.

TRÂNSITO TAMBÉM PARTICIPOU
No dia seguinte, quinta-feira, dia 26, a Defesa Civil realizou um simulado de abandono de edificações, em oito escolas. Cerca de 300 estudantes colocaram em prática o que aprenderam ao longo do ano, em palestras de técnicos da instituição.

Na sexta-feira, dia 27, aconteceu a XXI Campanha de Prevenção de Acidentes de Trânsito (Educapam), organizada pelo Plano de Auxílio Mútuo (PAM) da Costa Verde. Membros de diversos segmentos, inclusive Defesa Civil e Trânsito, que coordenam o evento neste ano, estiveram em diversos pontos da rodovia Rio-Santos orientando motoristas e motociclistas quanto à segurança no trânsito.