Prefeitura de Angra realiza o projeto Integração
Atividade tem por objetivo levar informações sobre serviços sociais disponíveis em Angra
01 de dezembro de 2015
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou na tarde desta segunda-feira, 30, o primeiro encontro do projeto Integração. A atividade, que foi uma solicitação dos próprios moradores, aconteceu na Associação de Moradores do Morro da Glória I e contou ainda com a participação de representantes da Secretaria de Atividades Econômicas, incluindo a Subsecretaria de Agricultura, e do grupo de capoeira do mestre Renato, que faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras.
Segundo a secretária de Assistência Social, Neuza Nardeli, o objetivo do projeto é levar até os moradores informações sobre programas sociais disponíveis no município, mas dos quais algumas pessoas ainda não tomaram conhecimento, facilitando assim o acesso e adesão aos mesmos.
– Quando representantes da associação foram nos visitar e pedir ajuda para mostrarmos aos moradores todos os programas sociais que dispomos, fiquei muito feliz, porque muitas pessoas não conhecem a maioria dos benefícios aos quais têm direito. Então, convidamos algumas secretarias para participar conosco dessa atividade. Esperamos fazer o mesmo em outros bairros do nosso município – afirma Neuza.
Aos moradores dos Morros da Glória I e II foram apresentadas as funcionalidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Eles também receberem informações sobre o Pronatec e o Auxílio-Funeral. Um assunto que ainda gera muita dúvida é o Cadastro Único, um serviço que dá acesso aos programas sociais do governo federal e que também está disponível aos cidadãos de Angra dos Reis. Entre as iniciativas acessíveis aos inscritos estão o Bolsa Família; o Minha Casa, Minha Vida; aposentadoria para pessoa de baixa renda e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Outro serviço importante e que também foi abordado pela Secretaria de Assistência Social, cujo acesso ainda é pequeno, é o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é individual, não vitalício e intransferível. O benefício garante um salário mínimo mensal ao idoso (com 65 anos ou mais) e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, que possuam impedimentos de longo prazo para prover o próprio sustento ou o da família, sejam esses impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial,.
A Secretaria de Atividades Econômicas informou os presentes sobre os programas voltados para quem é empreendedor, um assunto interessante para o bairro, que conta com diversos serviços que ainda são realizados de maneira informal, como artesanatos, manicure, cabeleireiro e vendas diretas. Para esse público, o primeiro passo a ser tomado é a formalização do Microempreendedor Individual (MEI), em que a pessoa que trabalha por conta própria se legaliza como pequeno empresário. Através dele, a pessoa fica registrada no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e, com uma contribuição mensal de R$ 45, destinada à Previdência Social, ICMS ou ISS, passa a ter acesso a benefícios, como auxílio-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, entre outros.
A Subsecretaria de Agricultura apresentou a Horta Familiar, explicando como montar e cuidar dos legumes e verduras produzidos de forma natural e sem agrotóxicos. A subsecretaria oferece ainda orientações sobre grandes plantações e apoio veterinário para animais de grande porte. O bairro vai ganhar ainda um Ecoponto, para recolhimento de óleo de cozinha usado, que funcionará todas às quartas-feiras, das 14h30 às 17h30, na sede da Associação de Moradores. A atividade deve começar na próxima semana.
– Foi um momento bem proveitoso. Ficamos muito satisfeitos com o que nos foi passado, e tenho certeza que muitas dúvidas foram esclarecidas. Espero que esse serviço possa ir para outras localidades e possa retornar ao nosso bairro com novas informações – finaliza João Fonseca, presidente da Associação de Moradores do Morro da Glória I.
Segundo a secretária de Assistência Social, Neuza Nardeli, o objetivo do projeto é levar até os moradores informações sobre programas sociais disponíveis no município, mas dos quais algumas pessoas ainda não tomaram conhecimento, facilitando assim o acesso e adesão aos mesmos.
– Quando representantes da associação foram nos visitar e pedir ajuda para mostrarmos aos moradores todos os programas sociais que dispomos, fiquei muito feliz, porque muitas pessoas não conhecem a maioria dos benefícios aos quais têm direito. Então, convidamos algumas secretarias para participar conosco dessa atividade. Esperamos fazer o mesmo em outros bairros do nosso município – afirma Neuza.
Aos moradores dos Morros da Glória I e II foram apresentadas as funcionalidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Eles também receberem informações sobre o Pronatec e o Auxílio-Funeral. Um assunto que ainda gera muita dúvida é o Cadastro Único, um serviço que dá acesso aos programas sociais do governo federal e que também está disponível aos cidadãos de Angra dos Reis. Entre as iniciativas acessíveis aos inscritos estão o Bolsa Família; o Minha Casa, Minha Vida; aposentadoria para pessoa de baixa renda e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Outro serviço importante e que também foi abordado pela Secretaria de Assistência Social, cujo acesso ainda é pequeno, é o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é individual, não vitalício e intransferível. O benefício garante um salário mínimo mensal ao idoso (com 65 anos ou mais) e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, que possuam impedimentos de longo prazo para prover o próprio sustento ou o da família, sejam esses impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial,.
A Secretaria de Atividades Econômicas informou os presentes sobre os programas voltados para quem é empreendedor, um assunto interessante para o bairro, que conta com diversos serviços que ainda são realizados de maneira informal, como artesanatos, manicure, cabeleireiro e vendas diretas. Para esse público, o primeiro passo a ser tomado é a formalização do Microempreendedor Individual (MEI), em que a pessoa que trabalha por conta própria se legaliza como pequeno empresário. Através dele, a pessoa fica registrada no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e, com uma contribuição mensal de R$ 45, destinada à Previdência Social, ICMS ou ISS, passa a ter acesso a benefícios, como auxílio-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, entre outros.
A Subsecretaria de Agricultura apresentou a Horta Familiar, explicando como montar e cuidar dos legumes e verduras produzidos de forma natural e sem agrotóxicos. A subsecretaria oferece ainda orientações sobre grandes plantações e apoio veterinário para animais de grande porte. O bairro vai ganhar ainda um Ecoponto, para recolhimento de óleo de cozinha usado, que funcionará todas às quartas-feiras, das 14h30 às 17h30, na sede da Associação de Moradores. A atividade deve começar na próxima semana.
– Foi um momento bem proveitoso. Ficamos muito satisfeitos com o que nos foi passado, e tenho certeza que muitas dúvidas foram esclarecidas. Espero que esse serviço possa ir para outras localidades e possa retornar ao nosso bairro com novas informações – finaliza João Fonseca, presidente da Associação de Moradores do Morro da Glória I.