Defesa Civil realiza simulado em escolas

Ação formou agentes comunitários escolares

01 de dezembro de 2014
Alunos de quatro escolas municipais participaram de um simulado promovido pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito, na última sexta-feira, dia 28. As crianças participaram do programa Agente Comunitário Escolar, desenvolvido pela Escola de Defesa Civil (Esdec) do Estado do Rio. O projeto formou 250 alunos do ensino fundamental.

- O principal objetivo desses simulados é o controle do pânico. Quando algum evento adverso ocorrer, como incêndio ou até mesmo chuva, e essas crianças precisarem sair de suas salas para um local seguro, elas já saberão o que fazer e sem correria - frisou o secretário de Defesa Civil, Marco Oliveira.

As escolas foram a Poeta Carlos Drummond de Andrade (Camorim Pequeno), João Pedro de Almeida (Camorim), Francisco Xavier Botelho (Lambicada), Cacique Cunhãbebe (Frade) e João Carolino dos Remédios (Morro da Glória II). Essa última recebeu o simulado na quinta-feira, dia 27, excepcionalmente.

As sirenes das escolas soaram e os alunos saíram de suas salas aplicando o que aprenderam no curso. Durante o treinamento, eles receberam aulas de percepção de risco, resposta aos desastres, sistema nacional de proteção e defesa civil e plano de contingência da família.