Iniciada segunda fase da vacinação contra o HPV

Meninas que não tomaram a primeira dose ou não foram vacinadas no ano passado também poderão receber a vacina

01 de setembro de 2015
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta terça-feira, 1º, a segunda etapa de vacinação contra o HPV. Voltada para meninas de 9 a 13 anos de idade, a imunização estará disponível em todas as salas de vacinação do município, das 8h às 17h, em dias úteis. A vacinação será feita até o dia 30 de setembro e é oferecida gratuitamente.

A meta da Secretaria de Saúde do município é imunizar 80% do público-alvo. As meninas que não tomaram a primeira dose ou não foram vacinadas no ano passado também poderão ser vacinadas. Mulheres de 14 a 26 anos, HIV positivas, podem tomar a vacina mediante declaração do médico.

A vacina quadrivalente previne contra quatro tipos de HPV, sendo dois desses tipos responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero. A vacina é destinada exclusivamente à utilização preventiva, não tendo efeito em infecções já existentes.

SOBRE O HPV
É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto.

A estimativa da Organização Mundial de Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. Em relação ao câncer de colo do útero, estimativas apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença.

Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e aproximadamente 4,8 mil óbitos por conta da doença. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.