Volta às aulas
Alunos da rede municipal de ensino retornaram das férias

Na segunda-feira, 30 de julho, os alunos da rede municipal voltaram às aulas. O retorno foi realizado de forma tranquila, com mais de 25 mil estudantes do município dando continuidade ao ano letivo nas 71 escolas da cidade – quatro em período integral.
“Não registramos nenhuma anormalidade no retorno às aulas. Aproveitamos esse tempo para suprir algumas carências da rede, em relação a professores e auxiliares. Em dez dias vamos fazer um novo retrato da rede, para saber se tudo continua caminhando normalmente”, informou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Rita Salomão.
Algumas escolas passaram por revitalizações, através de um programa efetuado pela Secretaria de Educação em parceria com as regionais. Não foram reformas complexas, mas sim, realizações mais simples, embora emergenciais, envolvendo reboco, parede, piso, encanamento e parte elétrica.
“A rede municipal de Angra é muito bem estruturada, principalmente no que diz respeito à educação infantil e à educação especial. Além disso, temos o Plano de Cargos e Carreiras (PCCR) também é uma evolução para a cidade, já que o salário do educador da rede é muito diferente dos educadores do Brasil”, declarou Rita Salomão.
A secretária de Educação também aguarda os resultados da Prova Brasil, que têm como objetivo a avaliação da qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro – a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos –, e ainda não foram divulgados. De qualquer forma, as expectativas do município são otimistas. “O investimento nos alunos, através de capacitação, cursos e palestras, é contínuo. Esperamos obter resultados satisfatórios. Mesmo assim, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é muito complexo, pois temos alunos oriundos de outras redes, de localidades e realidades diferentes. Até que esse aluno consiga se adaptar à realidade da rede, leva um tempo. Tudo isso tem que ser considerado”, explicou Rita Salomão.