Ordenamento do turismo em Angra

Ilha da Gipoia passa por um "choque de ordem" neste fim de semana. Ações serão contínuas durante o verão

30 de novembro de 2012
A Prefeitura de Angra, por meio da TurisAngra, inicia neste final de semana, dias 1º e 2, na Ilha da Gipoia, ações integradas de fiscalização visando o ordenamento do turismo no município. Além da TurisAngra, a operação irá contar com a participação das secretarias de Meio Ambiente e Fazenda e da Polícia Militar. Nesta semana, o presidente da TurisAngra, Hique Carloni, se reuniu na sede da fundação com moradores da Praia das Flechas, representantes de agências e barqueiros para discutir problemas e soluções para o turismo na localidade. A reunião contou com representantes da Secretaria de Meio Ambiente e da Polícia Militar.

- Na Praia das Flechas há um turismo de baixa qualidade, predatório, que promove vandalismo e desordem. O que nós queremos é coibir atividades ilegais e melhorar o ordenamento - resumiu Carloni.

Na localidade há problemas com o ordenamento das embarcações, o embarque e desembarque de passageiros, desrespeito ao fundeio a uma distância mínima da faixa de areia, sujeira, agressões à fauna e à flora locais etc. A operação vai fiscalizar o cumprimento das legislações (municipal, estadual e federal) que regem os códigos de conduta nas praias e ilhas.

Ações semelhantes serão contínuas durante todo o verão e irão acontecer nos pontos de maior concentração de turistas. Os esforços de fiscalização e ordenamento do turismo em Angra vêm sendo elaborados pela atual gestão. Neste ano, o prefeito Tuca Jordão determinou a criação de um grupo de trabalho intersetorial para levantar a atual situação do turismo e iniciar seu ordenamento.

- O turismo é afetado por muitas coisas, por isso o trabalho para o seu ordenamento envolve vários setores, do Meio Ambiente à Fiscalização de Posturas. Essas ações contínuas de ordenamento fazem parte de nosso plano de ação. Até o Natal vamos agir também no Abraão e no Centro - explica o presidente da TurisAngra.