I Fórum de Ciência e Saúde de Angra dos Reis

Fusar e Fiocruz definem programação de evento que será realizado no fim de novembro

29 de outubro de 2012
Em reunião realizada na quinta-feira, dia 25, ficou definida a programação do I Fórum de Ciência e Saúde de Angra dos Reis, através de convênio entre a Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O fórum será realizado no dia 29 de novembro, das 9h às 17h, no Centro de Estudos Ambientais. "A realização desse encontro, com palestras e debates, é uma das principais consequências da parceria entre a Fiocruz e a Fusar. É mais um resultado positivo, na área de saúde, da orientação dada pelo prefeito Tuca Jordão", disse o presidente da Fusar, Jeferson Portilho. A coordenação do fórum é do Dr. Flávio Rocha da Silva, do Instituto Oswaldo Cruz.

Participaram da reunião o presidente da Fusar, a superintendente de Vigilância em Saúde da Fusar, Cláudia Grego, e os profissionais da Fiocruz Flávio Rocha e Antônia Lúcia. Flávio informou que as inscrições são gratuitas e que os participantes receberão, no encerramento do fórum, um certificado. "É uma ótima oportunidade de capacitação para os profissionais de saúde", afirmou ele. As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail fsar.svs@angra.rj.gov.br, e mais informações serão prestadas pelo telefone 3377-1823.

A Fusar e a Fiocruz ratificaram o convênio em reunião no dia 30 de agosto, em Angra. O convênio tem três objetos em seu projeto de ação: a realização de pesquisas na área de saúde, a testagem de soros de doenças emergentes e reemergentes (como a leishmaniose) e a realização do Fórum de Ciência e Saúde em Angra. "Demos continuidade aos trabalhos e agora temos mais uma novidade: a partir de 2013, a Fiocruz irá oferecer cursos de capacitação e aperfeiçoamento em Angra", disse o presidente da Fusar, Jeferson Portilho.

A Fundação Oswaldo Cruz começou suas atividades em 1900, no Rio de Janeiro, com a denominação Instituto Soroterápico Federal. Atualmente conta com escritórios no Estado do Mato Grosso do Sul e no continente africano, em Moçambique. A Fiocruz é vinculada ao Ministério da Saúde e tem como objetivos promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico. É considerada a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.

A programação do I Fórum de Ciência e Saúde de Angra dos Reis, aprovada em 25 de outubro, é a seguinte:

Abertura

Palestra "Doenças negligenciadas - expressão da pobreza e da desigualdade", com a professora Dra. Marli de Albuquerque Navarro (Escola Nacional de Saúde Pública)

Mesa-redonda: Leishmanioses
- Aspectos da ecologia de vetores das leishmanioses na Ilha Grande, com a Dra. Elizabeth Ferreira Rangel e o professor Bruno Carvalho

- A Leishmaniose Tegumentar no Estado do Rio de Janeiro, com o Dr. Sérgio Coutinho Furtado de Mendonça (Instituto Oswaldo Cruz)

Palestra "Tuberculose no Rio de Janeiro", com o Dr. Luiz Fernando Passoni (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Tarde

Palestra "Doenças sexualmente transmissíveis: HTLV", com o Dr. José Augusto da Costa Nery (Instituto Oswaldo Cruz)

Palestra "HPV em mulheres e a espera da vacina no SUS", com a Dra. Gilda Maria Sales Barbosa (Instituto Oswaldo Cruz)

Palestra "Estratégias de controle das DST e Aids na Atenção Básica", com a Dra. Ângela Ostritz (Ficoruz Mata Atlântica)

Palestra "Biossegurança para profissionais de saúde", com o Dr. Bernardo Elias Correa Soares (Escola Nacional de Saúde Pública).