Mais de 70 alunos se formam no Pronatec

Ainda neste ano, novas turmas serão formadas

29 de janeiro de 2016
A noite desta quinta-feira, 28, foi de comemoração para os formandos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no Centro de Estudos Ambientais (CEA). A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em pareceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), realizou a cerimônia de certificação dos alunos.

Cinco turmas concluíram mais essa etapa dos cursos de Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga, e Instalador e Reparador de Rede de Computadores. Ao todo, 76 alunos receberam o diploma.

O prefeito em exercício, Leandro Silva, cumprimentou os formandos e falou da felicidade de poder presidir a solenidade de entrega dos diplomas. Segundo Leandro, a educação tem sido uma bandeira importante do governo.

– No nosso governo, investimos em escolas e creches, trabalhamos politicamente para trazer cursos técnicos para o município. Desdobramo-nos para dar condições para a Estácio de Sá e a UFF se instalarem definitivamente no município, ampliando a oferta de cursos universitários. Isso é comprometimento com o futuro dos nossos jovens – declarou.

Leandro destacou a importância dos diplomas para a vida dos 76 alunos que se formaram no Pronatec, em sua maioria provenientes de classe baixa e que, com o diploma na mão, terão a oportunidade de um futuro melhor.

Em seu discurso de agradecimento, a formanda Cristiana Maria, de 34 anos, emocionou a todos. Ela é da Morada do Bracuhy e agradeceu a oportunidade que teve de ingressar no curso de solda e de hoje ser uma profissional qualificada. Cristiana lamentou a falta de divulgação de ações positivas como essa.

– Vemos na cidade jornais que infelizmente só se pautam pela violência. Se neles fossem veiculadas informações sobre a oportunidade de se fazer um curso técnico, muitas mães dessas comunidades mais pobres poderiam ficar sabendo e encaminhar os seus filhos para um futuro melhor, afastando eles do tráfico – discursou Cristina, que ao final foi aplaudida de pé.

O Pronatec foi criado pelo governo federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Em Angra, onde estão disponibilizados vários cursos, o programa já formou mais de 500 alunos.

O programa, juntamente com a prefeitura, irá abrir novas turmas no meio do ano. As datas das inscrições serão divulgadas no site oficial da prefeitura e na rede social.

Participaram também da mesa que presidiu o evento o secretário de Governo, Robson Marques; a secretária de Assistência Social, Márcia Gonzaga, o secretário de Atividades Econômicas, Marcelo Oliveira; o chefe de Educação Profissional do Senai, Marcelo Tavares; e o gerente de Programas Sociais, Lucas Oliveira.