Angra sedia capacitação da Embratur visando atrair turistas internacionais

O evento é gratuito e voltado para agentes públicos e representantes do trade turístico da Costa Verde; inscrições começaram hoje.

28 de abril de 2025

Angra dos Reis vai sediar, no dia 9 de maio, uma capacitação promovida pelo programa Novas Rotas, iniciativa do Governo Federal, por meio da Embratur. O objetivo é qualificar profissionais dos setores público e privado, ligados ao turismo, em regiões próximas a destinos turísticos já consolidados no mercado internacional - neste caso, a cidade do Rio de Janeiro - incentivando os visitantes a explorarem novas localidades e prolongarem sua permanência no estado.

A capacitação do Polo Costa Verde será no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara, a partir das 9h, e contará com o apoio da Prefeitura de Angra dos Reis.  A participação é gratuita e as inscrições começaram hoje (28), por meio do link https://forms.gle/SDyhvE1f59wrCeU66. As vagas são limitadas.

Podem participar agentes públicos vinculados ao turismo, vereadores e representantes do trade turístico - como proprietários de hotéis, pousadas e restaurantes e gestores de atrativos turísticos – dos municípios de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Rio Claro e Itaguaí.

- O turismo nestes últimos dois anos e agora em 2025 só faz bater recorde no nosso estado e em todo o país. E turismo não é só para quem viaja, mas sobretudo para quem recebe. É aqui que fica o dinheiro que gera emprego e renda. Por isso criamos o Novas Rotas, para apresentar aos turistas não só o destinos tradicionais e rotas consagradas, mas outros destinos. E aí a Angra dos Reis e toda a Costa Verde e o Sul Fluminense têm que estar sempre na pauta. Nossa ideia é que o turista que cada vez mais está vindo para o Brasil, possa também vir conhecer esse paraíso do nosso estado – destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

A Costa Verde será a primeira região a receber o programa Novas Rotas, e a capacitação é resultado de reuniões realizadas em Brasília pelo prefeito Cláudio Ferreti.

-  Capacitar o nosso trade turístico é uma forma de abrir portas para o mundo. A iniciativa da Embratur reforça nosso compromisso com a excelência no atendimento e na promoção do nosso destino, gerando benefícios diretos e oportunidades para toda a nossa população – frisou o prefeito de Angra.

Essa qualificação permitirá o desenvolvimento de produtos turísticos mais sofisticados e alinhados com as expectativas do público internacional, agregando valor às ofertas e impulsionando o consumo. A capacitação será estruturada seguindo três eixos principais: sustentabilidade, inteligência de dados e inovação.

A sustentabilidade está em alta no setor e os viajantes estão cada vez mais conscientes sobre impactos ambientais e sociais. Empresas alinhadas com práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) reduzem impactos negativos, aumentam sua reputação e conquistam mais clientes.

A inteligência de dados ajuda a entender melhor os turistas, a personalizar experiências e prever tendências de mercado. Fortalece a gestão de destinos, otimiza recursos e aprimora a tomada de decisões. Insights baseados em dados permitem marketing mais eficaz e melhor retorno sobre investimento.

Já a inovação no turismo, com o uso de inteligência artificial, realidade aumentada e plataformas digitais, melhora a experiência do viajante. Negócios inovadores se diferenciam da concorrência e atraem novos públicos.

NOVAS ROTAS

O programa Novas Rotas deseja tornar as regiões próximas a destinos já conhecidos no mercado internacional mais atrativas, como verdadeiras extensões naturais dos roteiros principais.

O programa quer incentivar a criação de novos roteiros temáticos, experiências autênticas e serviços personalizados. Isso resulta no fortalecimento da cadeia produtiva do turismo, na geração de empregos e no aumento da arrecadação local.