Nova Central Farmacêutica é inaugurada em Angra dos Reis

Espaço também conta com o funcionamento da Farmácia Social; em breve, moradores poderão ter medicamentos entregues em casa

28 de janeiro de 2025

Foi inaugurada nesta segunda-feira, 27, a nova Central Farmacêutica e Farmácia Social de Angra dos Reis, localizadas na Rua José Belmiro da Paixão, 148, no bairro Parque das Palmeiras. A Central Farmacêutica será a nova base de estoque de medicamentos, substituindo o antigo local no Balneário. A unidade será responsável por armazenar os medicamentos que serão posteriormente distribuídos às farmácias das unidades de saúde do município. 

Dessa forma, o atendimento aos moradores permanece como antes: os medicamentos continuarão sendo retirados diretamente nas unidades de saúde de cada bairro ou em locais como a UPA Infantil, por exemplo. Além disso, o espaço abriga a Farmácia Social, que oferece medicamentos gratuitamente à população. Nessa farmácia, são disponibilizados medicamentos que não estão incluídos na lista fornecida pelo SUS. A Prefeitura realiza a compra desses itens com base nas necessidades do município, garantindo que sejam entregues aos moradores que necessitam.

- Já recebo os medicamentos há algum tempo e essa nova unidade está ótima. O atendimento é muito bom, os funcionários já conhecem a gente e nos tratam super bem quando estamos na unidade. Inclusive, agora está mais prático do que antes, pois temos essa Farmácia próximo ao ponto de ônibus facilitando o deslocamento – afirmou Margarida de Almeida, moradora do Campo Belo.

Para acessar os medicamentos fornecidos pela Farmácia Social, os moradores devem comparecer à Central Farmacêutica às quartas-feiras, entre 8h30 e 14h, portando a Folha de Receita de Medicamentos de Uso Controlado (REMU) para dar início ao processo de retirada.

Novos projetos da Saúde

Dois novos projetos estão prestes a serem lançados para beneficiar os moradores de Angra dos Reis. O primeiro, chamado “Remédio em Casa”, levará gratuitamente os medicamentos diretamente às residências. A Secretaria de Saúde está finalizando os ajustes para o início da iniciativa, definindo o bairro piloto e os critérios que determinarão o público-alvo apto a receber os remédios em casa.

- O trabalho da Prefeitura é focado nas pessoas e em suas necessidades. Em breve, o Governo Municipal levará medicamentos diretamente às casas de idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, garantindo mais conforto e acessibilidade. A Prefeitura está comprometida em oferecer o melhor atendimento possível, sempre priorizando o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos moradores - destacou o prefeito Cláudio Ferreti. 

Os medicamentos serão entregues utilizando motos especialmente destinadas à Central Farmacêutica, sendo Angra dos Reis uma das poucas cidades do Rio de Janeiro a oferecer esse serviço e a única do Brasil a contar com motos climatizadas para o transporte de medicamentos.

Outro projeto que será lançado é o “Onde Tem Remédio”, um aplicativo que permitirá aos usuários localizarem de forma prática e rápida os postos de atendimento mais próximos que possuem os medicamentos necessários. O objetivo é otimizar o tempo dos moradores e evitar deslocamentos desnecessários. A iniciativa está em conformidade com a Lei 14.654, de 23 de agosto de 2023, que tornou obrigatória a divulgação das informações sobre a disponibilidade de medicamentos nas farmácias vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

- A Farmácia Central foi totalmente adaptada para oferecer conforto e acessibilidade tanto aos moradores quanto aos profissionais que aqui atuam. Essa inauguração marca o início de um projeto essencial para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção: o programa 'Remédio em Casa', que levará medicamentos gratuitos diretamente às residências dos angrenses, garantindo um atendimento mais humanizado e acolhedor – afirmou o secretário de Saúde, Rodrigo Ramos.