Conscientização nas estátuas
Faixa vermelha, símbolo da luta contra a Aids, é colocada numa das estátuas dos reis magos

Na manhã de terça-feira, 27 de novembro, profissionais da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) e da Secretaria Municipal de Saúde colocaram uma faixa vermelha, alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids – 1º de dezembro –, numa das estátuas que representam os reis magos, localizadas na Praia do Anil.
A iniciativa é apoiada pelo Ministério da Saúde e vem sendo difundida entre várias cidades do país. O objetivo é chamar a atenção das pessoas para a luta contra a Aids. “As pessoas devem se prevenir com a camisinha, pois a doença está aí”, informou a superintendente de Vigilância em Saúde, Cláudia Grego, que participou da colocação da faixa ao lado do presidente da Fusar, Jeferson Portilho, da secretária de Saúde, Andréa Jordão e da coordenadora do programa municipal de DST/Aids, Juliana Costa, entre outros profissionais.
No município, o Dia Internacional de Luta Contra a Aids será lembrado nos dias 28, 29 e 30 de novembro, com a campanha Fique Sabendo, que será realizada das 9h às 16h, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Centro de Angra – sala 22. O evento contará com a distribuição de preservativos, folhetos informativos e a apresentação de palestras sobre DST e a Aids. Profissionais da Fusar também farão testes anti-HIV de resultado rápido (estimativa de 40 minutos). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3367-8069 e 3377-3225.
“Temos que abrir os olhos não apenas para a realização dos testes, que ajudam a conhecer a condição sorológica, mas também para dar um basta ao preconceito com quem vive com HIV/Aids”, declarou Juliana Costa.