Nova reunião com a Ampla

Prefeita busca a melhoria no fornecimento de energia. Empresa apresentou plano de investimento de R$ 200

27 de fevereiro de 2013
A prefeita Conceição Rabha recebeu vereadores e representantes da Ampla nesta quarta-feira, dia 27, no Salão Nobre da prefeitura, para avaliar o plano de investimento da empresa para o município de Angra dos Reis. O objetivo é a melhoria do serviço de fornecimento de energia, que tem deixado muito a desejar na opinião da população e do poder público. O vice-prefeito Leandro Silva também participou. A reunião foi um desdobramento daquela realizada no dia 8 deste mês, com a participação do secretário de Estado do Desenvolvimento, Júlio Bueno, onde o assunto foi também discutido.

Os representantes da empresa apresentaram o que chamaram de "plano de contingência 2013-2017", que inclui os investimentos que serão feitos nestes próximos cinco anos. O plano inclui ações para evitar falhas no fornecimento de energia e também para minimizar as falhas. No total, serão investidos R$ 200 milhões no período.

Dentre as soluções para se evitar as falhas, a Ampla afirma que irá desenvolver e implantar um padrão de rede com maior resistência mecânica, o que, de acordo com os técnicos, representa maior estabilização contra quedas de árvores, uma das principais causas de problemas com o fornecimento de energia, segundo a empresa; o recondutoramento da rede aérea, de modo a minimizar os impactos do contato com a vegetação; um plano de poda; além da substituição da rede aérea pela rede subterrânea em alguns pontos.

Para minimizar os impactos das falhas, são propostas da empresa a construção de novas subestações e linhas de transmissão, a construção de novos alimentadores e de trechos da rede para integração, instalação de equipamentos telecomandados para interligações e de um segundo circuito para travessia submarina, o que irá beneficiar os moradores da Ilha Grande, local que é um dos mais prejudicados pelas quedas de energia.

A Ampla apresentou também algumas ações pontuais de curto prazo que foram feitas de janeiro para cá em Angra, como a instalação e substituição de postes, transformadores e cabos em diversas localidades do município, além do reforço de seu contingente para garantir a qualidade do fornecimento durante o Carnaval. Também foram apresentadas ações que fazem parte do trabalho de responsabilidade social da empresa, como o cadastramento de famílias pobres na tarifa de baixa renda, substituição de geladeiras para famílias de baixa renda, atendimentos do Ampla Móvel e a Rede de Liderança, que visa reconhecer e atender as necessidades principais das comunidades no que diz respeito à iluminação e fornecimento de energia.

- Estamos aqui buscando a melhoria da qualidade do serviço, para que ele seja mais efetivo para a população. O plano de investimento apresentado parece contemplar Angra dos Reis de ponta a ponta - avaliou positivamente a prefeita Conceição.

Os representantes da empresa ouviram críticas dos vereadores com relações às quedas de energia nos bairros e em unidades de saúde e também ao telefone de atendimento à população que a empresa possui. Dentre as justificativas da empresa estão a geografia acidentada e as condições climáticas da região.