Competições de xadrez abrem os Jogos Estudantis de 2025 no Estádio Municipal

Mais de 15 escolas participaram das competições nesta sexta; abertura oficial será no dia 6 de outubro

26 de setembro de 2025

Foi iniciada nesta sexta-feira, 26 de setembro, a edição 2025 dos Jogos Estudantis de Angra dos Reis (JEAR), com as primeiras disputas nas categorias masculina e feminina de xadrez, nas faixas etárias sub-14 e sub-17. As partidas aconteceram no Ginásio Getúlio Campos Telles, no Estádio Municipal, marcando a largada das competições esportivas que vão movimentar mais de 3 mil de estudantes das redes pública e privada do município. A competição de xadrez foi realizada pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, com o apoio da Academia de Xadrez João Paulo Galindo. 

A antecipação das partidas de xadrez segue um modelo adotado por grandes eventos esportivos internacionais, como os Jogos Olímpicos e os Jogos Pan-Americanos, onde algumas modalidades começam antes da cerimônia de abertura. A estratégia permitiu melhor organização e maior participação de familiares e amigos nas arquibancadas, criando um ambiente de incentivo para todos os atletas. 

— É uma grande satisfação representar minha escola e conquistar o bicampeonato. Me dedico bastante aos treinos e sempre me preparo com foco nas competições. Agora sigo firme na preparação para mais um desafio, que será no Rio de Janeiro –  destacou o medalhista de ouro na categoria sub-14, Arthur Bernardo. 

O xadrez ano também trouxe uma novidade neste ano: pela primeira vez, a competição foi disputada no sistema suíço, modelo utilizado em torneios de alto nível. Nele, todos os participantes jogam várias rodadas, sem eliminação direta. Os confrontos são organizados de forma que atletas com pontuações semelhantes se enfrentem ao longo do torneio, promovendo equilíbrio e competitividade entre os estudantes. Além da novidade no formato de disputa, a competição também contou pela primeira vez com a atuação de um árbitro oficial da Confederação Brasileira de Xadrez, João Paulo Galindo.  Todos três melhores colocados em cada categoria foram premiados com troféus e medalhas.

— Damos hoje o pontapé inicial de mais uma edição do JEAR. Já no primeiro dia, tivemos um grande envolvimento dos estudantes. Convidamos toda a população a prestigiar os jogos ao longo das próximas semanas, reforçando juntos a mensagem positiva do esporte como ferramenta de educação e inclusão – destacou Andréa Portugal, diretora de eventos esportivos. 

Cerimônia de abertura

A cerimônia oficial de abertura do JEAR 2025 está marcada para o dia 6 de outubro, no Estádio Municipal, às 8h, com a participação de atletas, escolas, autoridades e comunidade. 

Além do xadrez, o JEAR 2025 contará com uma ampla programação de modalidades, incluindo basquete, atletismo, futsal, queimada, handebol, vôlei, futebol de campo e futsal.

RESULTADO XADREZ

JEAR 2025 SUB-14 MASCULINO -

1º - Arthur Bernardo - Colégio Estadual Antonio Dias Lima 2º - Lucas Lopes - UTD 3º - Nicolas Gabriel Almeida - Ceduc

SUB-14 FEMININO - 

1º - Helena Nascimento - Acec -2º - Maeve Aquila - Júlio César Laranjeira -3º - Maria Alice Prado - Acec

SUB-17 MASCULINO -

1º - Douglas Júnior - Júlio César Laranjeira -2º - Gabriel Oliveira - CEIM -3º - Bryan Gomes - CIEP 302

SUB-17 FEMININO -1º - Sofia Panayotis - Ceduc -2º - Giovana Cecília - Remo Baral -3 - Helena Teles - Jean Piaget