Angra promove 1ª Mostra de Talentos “Nada sobre nós, sem nós”
Protagonismo, inclusão e talento marcam a primeira edição da mostra cultural acessível

O Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara, recebe nesta terça-feira, dia 27, às 14, a 1ª Mostra de Talentos “Nada sobre nós, sem nós”, evento que destaca a expressão artística e o protagonismo de pessoas com deficiência. A iniciativa conta com apresentações de teatro, coral e poesia, conduzidas por quatro apresentadores com diferentes deficiências, um usuário de cadeira de rodas, uma pessoa com deficiência visual, uma pessoa surda e uma pessoa com autismo. A ação é promovida pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.
O evento busca promover a inclusão por meio da cultura, garantindo que as vozes e vivências das pessoas com deficiência estejam no centro da narrativa. Além de conduzir as apresentações, os próprios participantes compartilharão suas histórias, fortalecendo o diálogo sobre acessibilidade, identidade e pertencimento.
Segundo Camila Lins, tradutora e intérprete da Central de Intérpretes de Libras, a mostra representa um marco no reconhecimento da diversidade como potência.
- Essa é a nossa primeira Mostra de Talentos e está sendo construída com muito carinho e respeito. Ter quatro apresentadores com diferentes deficiências conduzindo tudo é a materialização do ‘nada sobre nós, sem nós’. Eles não só apresentam, mas também compartilham um pouco de suas histórias. Isso tem um valor simbólico e transformador imenso – comenta.
A 1ª Mostra de Talentos “Nada sobre nós, sem nós” é aberta ao público e integra uma série de ações que visam consolidar Angra dos Reis como uma cidade mais acessível, justa e inclusiva.
Para a secretária Thaisa Bedê, o evento é reflexo de um trabalho contínuo de valorização da diversidade no município.
- Mais do que uma apresentação cultural, essa mostra é um espaço de reconhecimento e empoderamento. É onde as pessoas com deficiência deixam de ser vistas como coadjuvantes e assumem seu papel de protagonistas, mostrando que talento, sensibilidade e força não têm barreiras – afirmou.