Novos planos para a pesca de Angra

Diversas melhorias foram discutidas

26 de março de 2012


Aconteceu na sexta-feira, (22), às 15 h, no Clube Comercial, localizado na Rua do Comércio, uma reunião que contou com a presença de dezenas de pescadores e empresários ligados ao setor, com líderes da bancada do Ministério da Pesca, Deputado Federal Kleber Verde (Presidente da Frente Nacional de Pescadores), Deputado Federal Fernando Jordão, vereadores, o Secretário de Pesca de Angra dos Reis Humberto Martins e representantes do setor pesqueiro de Mangaratiba e Paraty.
A notícia de melhorias começou a ser dada pelo deputado federal Fernando Jordão, que se reuniu em Brasília com o Ministro da pasta Marcelo Crivella. Segundo Fernando, muitos armadores da pesca de Angra precisam ir ao Rio de Janeiro para acertar a documentação de suas embarcações e muita das vezes, por falta de um documento qualquer o problema não é resolvido e o empresário tem que voltar ao Município, tendo gasto tempo, dinheiro e a situação é protelada.
 Esse é um problema que está praticamente resolvido. Vai ter um escritório móvel (caminhão) que atenderá em várias cidades do interior do estado e isso dará mais agilidade para os acertos das documentações das embarcações. Outro item  bastante discutido foi a baixa na carteira na época do defeso dos pescados. Aqueles pescadores que trabalham de carteira assinada, se aposentam muito tarde devido a baixa na carteira todos os anos, por causa do defeso. Está em estudo uma melhoria nesse setor, que deverá ser implantado nessa gestão do Ministro Crivella, para que a mulher que trabalha na pesca se aposente aos 55 anos e os homens aos 60, já que a pesca está inserida na atividade da Agricultura. 
Além das melhorias para a vida dos pescadores profissionais e artesanais, falou-se também das melhorias estruturais, tais como a demolição do atual cais da cooperativa, que não atende as especificações e a construção do novo cais, com mais segurança. Falou-se também da construção de um porto pesqueiro na  cidade, moderno, com instalações que atendam os pescadores em sua higiene pessoal, máquinas que agilizam o desembarque e embarque dos pescados e dispositivos que não deixem os produtos que caem ao mar se espalharem e serem arrastados pela maré, como acontece hoje.
O Secretário de Pesca de Angra dos Reis, Humberto Martins, achou a reunião positiva, pois tratou de assuntos que há muito os pescadores já deveriam estar sabendo. Disse que a criação da APA da baia da Ilha Grande está preocupando o setor da pesca, pois às unidades de preservações ambientais mexe diretamente e prejudica o setor pesqueiro.
“A APA da baía da Ilha Grande tem que ser bem feita, bem planejada e ouvindo o setor da pesca para que o pescador, seja ele artesanal ou profissional não  seja prejudicado”.  Disse Humberto