Fortalecimento do Comércio

Comerciantes da Japuíba recebem certificados por participação no programa

26 de março de 2012

Cento e vinte profissionais ligados ao setor comercial foram certificados na quinta-feira, dia 22, pela participação no programa Fortalecimento do Comercio, da Prefeitura de Angra em parceria com o Sebrae. A cerimônia foi realizada no Sindicato dos Estivadores, no Centro, e os profissionais certificados são da Japuíba. O programa começou no ano passado, vem sendo coordenado pela Secretaria de Atividades Econômicas do município e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento do comércio através da profissionalização da gestão empresarial e modernização das empresas. O secretário de Atividades Econômicas, Josias Martins do Carmo Filho (Zico) e o subsecretário de Indústria, Comércio e Serviços, Aurélio de Moura, participaram da cerimônia. 


 Além da Japuíba, o programa vem sendo realizado também no Parque Mambucaba, e cerca de 150 comerciantes do bairro serão os próximos a receber o certificado. A previsão de entrega é para o mês de abril. Os bairros do Camorim, Jacuecanga e Garatucaia serão os próximos a receber o Fortalecimento do Comércio. 


 O programa tem várias etapas, e o Sebrae atua a partir da pesquisa do mercado local e do perfil do consumidor, o que inclui os gastos médios e frequência das compras, avaliação das lojas e serviços e tipos de negócios mais importantes, até a realização de cursos de capacitação e consultorias para a melhoria da gestão.


 O programa é considerado de grande abrangência e além de capacitar os comerciantes, contribui para um diagnóstico do comércio, apontando seus problemas e as diretrizes para seu desenvolvimento. Na Japuíba, a falta de casa lotérica, banco e agência dos Correios foram um dos problemas identificados por meio da pesquisa do programa e que já estão sendo resolvidos. Os comerciantes e consumidores foram atendidos e hoje o bairro conta com casa lotérica, banco e, em breve, também terá uma agência dos Correios. Outro apontamento do projeto foi a urbanização da rua Francelino Alves que, de acordo com a Secretaria de Atividades Econômicas, só não começou por solicitação dos próprios comerciantes, que preferiram evitar obras no período de alta temporada.


 – Essa é a missão da Secretaria de Atividades Econômicas: fomentar a economia do município para que tenhamos emprego e renda. Quando fortalecemos o comércio, não tenho dúvidas, não é só o comerciante que ganha, mas toda a população do município – afirmou Zico.  
   
 A cerimônia contou também com uma palestra motivacional de Alcione Vilamil Guimarães, representante do Sebrae. Ela falou sobre a importância da empatia para o bom atendimento, marketing, relacionamento com o cliente e a necessidade da qualificação e do aperfeiçoamento contínuos na sociedade do conhecimento, como é chamado o período atual em que vivemos.