Angra se destaca no principal evento de cidades inteligentes do país

Gestão municipal alcançou o 1º lugar nacional em Habitação e Planejamento no Connected Smart Cities 2025

25 de setembro de 2025

Angra dos Reis se consolidou como uma das cidades que mais se transformam no Brasil ao conquistar quatro reconhecimentos no Ranking Connected Smart Cities 2025, principal estudo de cidades inteligentes do país. O município foi o 1º colocado no eixo Habitação e Planejamento Urbano, além de receber os selos Destaque de Cidade Inteligente, Destaque de Ecossistema de Inovação e Destaque Geral, por figurar entre as dez cidades que mais evoluíram no levantamento.

O salto de Angra no ranking geral foi expressivo: a cidade ficou na 40ª posição no país, concorrendo com mais de 5.500 municípios. Até a edição passada não estava entre as 100 melhores posições.

No eixo de Habitação e Planejamento Urbano, o topo do país foi conquistado a partir da avaliação de indicadores como número de pessoas em situação de rua por 100 mil habitantes, áreas verdes disponíveis, infraestrutura de drenagem, investimentos em atualização e manutenção urbana, e uso de pavimentos permeáveis e sustentáveis.

Além disso, com o Selo Destaque de Cidade Inteligente, o município foi reconhecido como referência nacional pela integração de políticas públicas inovadoras e parcerias público-privadas (PPPs) em diversas áreas da gestão. Já o Selo de Ecossistema de Inovação destaca o fortalecimento das iniciativas locais em ciência, tecnologia e empreendedorismo, com ênfase no Parque Tecnológico do Mar.

— Esse reconhecimento confirma o momento de transformação vivido por Angra dos Reis, que vem investindo em projetos estruturantes e soluções inteligentes voltadas para o desenvolvimento e valorização da qualidade de vida – destacou o prefeito Cláudio Ferreti.

O Connected Smart Cities é considerado o principal estudo de cidades inteligentes do país, reunindo especialistas, gestores públicos e representantes do setor privado para mapear os municípios mais promissores em inovação e urbanismo.

— Estar entre as cidades que mais evoluíram no ranking é fruto de planejamento, inovação e empenho de cada secretaria em transformar Angra em uma cidade mais eficiente, conectada e preparada para os desafios do futuro – ressaltou o secretário de Planejamento e Gestão, André Pimenta.