VII Semana Cultural Maestro Galloway
Quatro noites de concertos marcam a data de homenagens ao músico

Acontecerá de 2 a 5 de agosto, com o apoio da prefeitura, através da Cultuar, a VII Semana Cultural Maestro Galloway. O evento celebra a importância da figura do músico Beverley Gerard Maxwell Galloway para a cultura da cidade, onde se naturalizou no ano de 1964, com residência fixa na Ilha Grande.
A música será apresentada em suas diversas formas, tendo como pano de fundo as belas igrejas de Angra dos Reis. Vários grupos musicais do Estado do Rio de Janeiro irão se apresentar nesses quatro dias de homenagem.
A inspiração da Semana Cultural Maestro Galloway veio através das boas influências culturais que deixou para o município - o Ateneu Angrense de Letras e Artes, juntamente com antigos alunos do saudoso músico, juntaram a cultura com a paixão pela música para criar a semana, agora em sua sétima edição.
Gerard Galloway nasceu na Inglaterra em 6 de agosto de 1937 e teve formação em línguas, artes cênicas e música. Chegou ao Brasil em 1961 participando de uma missão cultural e travou seu primeiro contato com Angra dos Reis três anos depois, onde, na Ilha Grande, construiu casa. A partir de 1968 tornou-se professor do Colégio Naval e pouco depois fundou o coral do Colégio Ceniar, atual Ceav. Traduziu, escreveu e encenou peças e óperas, sempre privilegiando a participação de jovens angrenses, muitos dos quais atualmente são músicos de renome nacional. O Coral da Cidade de Angra dos Reis teve origem no antigo coral do Ceniar, e, sob direção do Maestro Galloway, apresentou-se em diversas localidades. Destacamos ainda a ópera “A Estrela”, composta por ele, especialmente, para a cidade que se transformou em especial de fim de ano da então TV Educativa, sendo veiculada em nível nacional. Permaneceu à frente do coral até 1999, quando foi cruelmente assassinado, sem ter conseguido realizar seu maior sonho de construir um teatro grego e uma colônia estudantil de música e teatro no bairro de Monsuaba, onde residia.
Programação da VII Semana Cultural Maestro Galloway
Dia 02/08 – Igreja Nossa Senhora do Carmo
19h30 Missa “in memoriam” do Maestro Galloway com o coral Imaculada Conceição, da Paróquia Nª. Sª. da Conceição, de Angra dos Reis.
Dia 03/08 – Igreja da Matriz Nossa Senhora da Conceição
19h30 Orquestra de Flauta Doce do Peti, de Rio Claro
20h15 Grupo Flor do Canto, do Rio de Janeiro
21h Coro Nheengarecopoanga, do CDDH, de Petrópolis
Dia 04/08 – Igreja da Matriz
19h30 Madrigal, da Ilha do Governador
20h15 Orquestra de Cordas, de Volta Redonda
Dia 05/08 – Igreja da Matriz
19h30 Coral da Comlurbe, do Rio de Janeiro