Setenta educadores participaram do Projeto Trilhas
O objetivo principal foi promover o acesso à cultura escrita aos alunos em processo de alfabetização
24 de julho de 2012

Durante dois dias cerca de 70 profissionais da rede de ensino municipal participou do 1º Encontro do Projeto Trilhas, no Centro de Formação Continuada (Rua Prefeito João Gregório Galindo - Morro da Cruz, anexo à E. M. Prefeito Francisco Pereira Rocha). A especialização de diretores e pedagogos aconteceu na segunda-feira, 23 e na terça-feira, 24 de julho. A realização do projeto foi da Prefeitura de Angra, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Lançado pelo Instituto Natura em 2009, o Projeto Trilhas consiste em um conjunto de material que visa orientar e instrumentalizar professores e dirigentes de escolas públicas para a prática pedagógica no campo da leitura, escrita e oralidade, com o intuito de inserir as crianças do 1° ano do ensino fundamental em um universo letrado.
O objetivo principal é promover o acesso à cultura escrita aos alunos em processo de alfabetização, a partir de propostas que contribuam para o desenvolvimento e aprimoramento da leitura e da escrita, ao mesmo tempo em que fornece instrumentos e apoia o trabalho dos professores.
O Projeto Trilhas conta com o apoio de uma rede de ancoragem formada pelos representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e por professores universitários que adotam o papel de formadores estaduais. Além desses, participam, diretamente, técnicos municipais e estaduais de educação nos encontros estaduais e, indiretamente, por meio de formação continuada nos municípios e nas escolas, os diretores escolares e/ou coordenadores pedagógicos e professores.