Angra lança jogos de memória e tabuleiro para educação ambiental

Com foco na biodiversidade da Mata Atlântica, material também ajuda a divulgar as ilhas angrenses e o Parque da Cidade

24 de junho de 2026

A Prefeitura de Angra dos Reis e o Instituto Municipal do Ambiente de Angra (Imaar) lançarão no Festival de Música e Ecologia uma série de jogos voltados para a educação ambiental. O festival será realizado no Abraão, Ilha Grande, de 3 a 5 de julho, e o Imaar estará presente no evento com diversas ações, como exposições, oficinas, apresentação de filme, limpeza de praia etc, iniciando suas atividades de educação ambiental no dia 1º (quarta-feira), na Casa de Cultura Constantino Cokotos (Abraão).

Serão seis jogos lançados no festival, dentre jogos de tabuleiro e de memória, com foco na flora e fauna da Mata Atlântica, abordando a conscientização ambiental e a sustentabilidade, apresentando iniciativas e atrativos do município relacionados à natureza e ao meio ambiente. 

São quatro jogos de memória – sobre Aves, Ilhas, Árvores e Peixes –, cada um com 40 cartas. No jogo da memória das ilhas, as cartas apresentam belas imagens de algumas das ilhas mais famosas de Angra e da Baía da Ilha Grande, patrimônio mundial da Unesco desde 2019. Dentre elas as Botinas, Cataguás, Jorge Grego, Bonfim, Gipóia e, como não poderia faltar, a própria Ilha Grande. Algumas dessas imagens, como a das Ilhas Botinas e a da Ilha do Bonfim, já são bem conhecidas na cultura local, por conta da divulgação no turismo. Outras são menos reconhecíveis à primeira vista, como as das ilhas do Arroz e do Cavaco.

Os outros jogos de memória trazem os nomes científicos de peixes, além de aves e árvores da Mata Atlântica, e também os nomes pelos quais são popularmente conhecidos. A ideia é que os jogadores memorizem as imagens e os nomes de espécies como a anchova (Pomatomus saltatrix), a cavala (Scomberomorus cavalla), a arara-azul grande (Anodorhynchus hyacinthinus), o tucano-de-papo-amarelo (Ramphastos sulfuratus), o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), o ipê amarelo (Handroanthus serratifoulius), o pau-brasil (Caesalpinia echinata), a aroeira (Schinus terebinthifolium), dentre outras.

Já os jogos do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica e o Missão: Planeta Vivo são de tabuleiro. No primeiro, o jogador explora o Parque da Cidade, passando por seus atrativos e conhecendo dicas para defesa do meio ambiente, como o contato do Disque Denúncia para crimes ambientais (0300-253-1177) ou o funcionamento dos ecopontos. Já o Missão: Planeta Vivo é um jogo de perguntas e respostas com temática ambiental. Quem responde corretamente avança no tabuleiro. Vence quem cruzar a linha de chegada primeiro. Ambos os jogos possuem versões ampliada, nas quais grandes tapetes de lona funcionam como tabuleiros e os participantes vão pulando de casa em casa.

– Os jogos são uma ideia bem antiga minha, mas que só foi possível realizar agora, com uma equipe mais numerosa no Fundo Municipal do Meio Ambiente e com a implementação do Programa Municipal de Educação Ambiental [Promea] – explica Alba Valéria dos Reis, Superintendente do Fundo Municipal de Meio Ambiente de Angra e elaboradora dos jogos. Ela contou com colaboração de Alana Carla Carioca e Mayra Cristine Araújo, estudantes de biologia do Cederj e estagiárias do Imaar, no design do material dos jogos. 

A distribuição dos jogos será feita durante o Festival de Música e Ecologia para aqueles que participarem das brincadeiras e atividades do Imaar. Após isso, a proposta do instituto é distribuir o material nas escolas, como parte das ações de educação ambiental feitas durante todo o ano. Porém, os jogos servem para todas as idades. A previsão de tiragem inicial é de 6 mil exemplares, somados os jogos de memória e de tabuleiro.

– Com isso as crianças irão conhecer melhor a biodiversidade da Mata Atlântica. Mas esses jogos podem ser jogados tanto por crianças quanto por adultos. Não há limite de idade – ressalta a superintendente.