Angra Limpa a todo vapor

Obras não param no fim de semana e as equipes trabalham dia e noite

24 de março de 2012
A Prefeitura de Angra tem trabalhado continuamente nas obras do projeto de saneamento básico Angra Limpa, através do qual mais de R$ 100 milhões estão sendo destinados para o tratamento de água e esgoto. Neste fim de semana, as obras não param. Dois trechos estão sendo executados: na rua Doutor Coutinho (extensão da Júlio Maria) e na avenida Ayrton Senna. Profissionais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saee) e Secretaria de Obras têm trabalhado dia e noite, juntamente com agentes de Trânsito do município.

Na rua Doutor Coutinho, o canteiro da obra se estende do Convento do Carmo à Santa Casa (na pista do outro lado da rua). A equipe está trabalhando das 7h às 18h. Já na avenida Ayrton Senna, próximo ao Iate Clube Aquidabã, o trabalho tem sido feito durante a madrugada, das 22h às 6h. A previsão é de que em mais uma semana seja concluído o trecho da rua Dr. Coutinho, e em mais duas o do Aquidabã.

O Angra Limpa é o maior projeto de saneamento da história de Angra dos Reis e sua previsão de conclusão é para 2014. O projeto visa a separação definitiva entre o esgoto e as águas pluviais, o que irá proporcionar uma orla mais limpa e grandes benefícios ambientais para a Baía da Ilha Grande. Todas as casas e edificações da cidade terão a sua rede de esgoto ligada a uma rede central passando pela orla marítima. Por elevatórias (centro de colheita), através de bombas, a rede central levará os resíduos à estação de tratamento, que depois de tratá-los irá lançá-los ao mar.

A rede central (ou rede tronco) vai do São Bento, onde será construída a primeira estação de tratamento, ao Marinas. Esse sistema de esgotamento sanitário irá beneficiar os moradores da área central de Angra, que inclui bairros como São Bento, Morro do Abel, Morro da Carioca, Morro do Santo Antonio I e II, Morro da Caixa d´ água, Morro do Carmo, Morro do Peres, Fortaleza, Praia do Anil, Morro do Tatu, Balneário, Parque das Palmeiras, Marinas, Praia do Jardim, Sapinhatuba I, II, III, dentre outros.