Projeto Angra limpa
Funcionários trabalham dia e noite

O presidente do SAAE, Carlos Marcatti, sinalizou que as obras referentes ao Projeto de Saneamento Básico (Angra limpa), não vão prejudicar o trânsito e nem os moradores da cidade, principalmente nas grandes vias onde o fluxo de veículos é grande na hora de pico, no início da manhã e fim de tarde. Ele informou que existe uma equipe que trabalha das 22h às 06h, quando tem que abrir alguma rua para colocar os tubos, a exemplo da Avenida Airton Senna e Julio Maria onde os trabalhos estão sendo realizados de madrugada para a colocação de tubos até a estação de tratamento de esgoto do Balneário.
“Nós vamos fechar algumas ruas quando sentirmos que não dá para fazer o serviço durante a noite. E se aquele trabalho puder ser feito em apenas um dia, nós fecharemos a rua, terminaremos o serviço e liberaremos o local o mais rápido possível, para que o trânsito não tenha problemas”. Disse o presidente do SAAE
O Projeto Angra limpa vai fazer a orla marítima da cidade ter a água do mar azul e cristalina como o resto da baía da Ilha Grande, exatamente daqui a 2 anos, ou seja: em 2014, segundo previsão do Presidente do Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto de Angra dos Reis ( SAAE ), Carlos Marcatti. É que a administração do prefeito Tuca Jordão deu a largada, já há alguns meses, para a organização do novo sistema de saneamento básico da cidade, onde nenhuma residência terá o seu esgoto jogado à rede pluvial. Todas as casas, prédios, estabelecimentos comerciais e condomínios residenciais da cidade, terão a sua rede de esgoto ligada a uma rede central, que passa pela orla marítima da cidade, que por elevatórias (centro de colheita), através de bombas jogará os resíduos nos sistemas de tratamento e que serão posteriormente jogados ao mar. A primeira estação de tratamento será construída na saída do Rio do Choro, na praia do São Bento. Ali serão tratados os esgotos dos moradores do próprio São Bento, Morro do Abel, Morro da Carioca e parte do Morro do Santo Antonio I e II. Já a estação de tratamento do Balneário, sofrerá modificações em seus equipamentos, por mais modernos e eficientes, atendendo a legislação atual. Nessa estação serão tratados os esgotos dos moradores do centro, Morro da Caixa d’ água, Morro do Carmo, Morro do Peres, Fortaleza, Praia do Anil, Morro do Tatu, Balneário e Parque das Palmeiras. No bairro Marina também haverá uma estação de tratamento de esgoto e os beneficiados serão os próprios moradores da Marina, Praia do Jardim e Sapinhatubas 1, 2 e 3.
Marcatti informou ainda que a população vai ser avisada com antecedência do início das obras e que todo o trabalho em relação ao trânsito, será feito em conjunto com a sub-secretaria da pasta.
O Presidente do SAAE também afirmou que, com a conclusão da obra de saneamento básico em 2014, a orla marítima da frente da cidade será revitalizada, já que a primeira parte da despoluição da praia do Anil já foi concretizada com a retirada de mais de 30 anos de depósito de esgoto in-natura no fundo da baía. A segunda fase começa agora, com o saneamento básico de esgoto e a terceira fase será a retirada do porto de desembarque de pescados da frente da cidade. Com isso, segundo ele, o programa de despoluição da Orla Marítima da frente da cidade de Angra dos Reis estará completa.