Chove mais de 200mm em 24 horas

Dez sirenes foram acionadas na noite de sexta-feira

23 de janeiro de 2016
Apesar do alto índice pluviométrico registrado nas últimas 24 horas, a Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência grave na noite e madrugada de sexta-feira, dia 22, somente alguns pontos com pequenos deslizamentos e alagamentos, devido a problemas de drenagem. Na manhã de sábado, dia 23, a equipe vai retornar aos locais para vistoriar encostas e residências.
Treze pontos de apoio foram abertos para receber os moradores que residem nas áreas que mais choveram e onde as sirenes foram acionadas: escolas municipais dos bairros Marinas, Camorim Pequeno, Sapinhatuba I, Monte Castelo, Peres, Morro da Glória 2, Belém e Gamboa do Belém; já na Sapinhatuba 3, o ponto de apoio é a Igreja Católica, assim como o Balneário, e no Morro da Glória 1, o salão comunitário, onde funcionava a garagem da Colitur. Também foram abertos pontos de apoio no Ciep do Areal e Escola Municipal Cleusa Jordão.
– Tivemos algumas ocorrências sem gravidade principalmente nos bairros onde temos sirenes e onde os moradores foram previamente avisados. Antes de acionarmos as sirenes, enviamos SMS àqueles que residem em área de risco. O perigo ainda não cessou, já que ainda existe possibilidade de chuva para as próximas horas, mas estamos acompanhando cada mudança nos radares meteorológicos e também junto aos órgãos de meteorologia. É fundamental que os moradores sigam à risca as orientações da Defesa Civil – explicou o secretário Marco Oliveira.
Outros bairros que registraram altos índices pluviométricos foram: Balneário, com 120mm; Camorim Pequeno, 115mm; Belém 110mm; Enseada 74mm.
Ocorrências
A Defesa Civil registrou alguns deslizamentos pontuais e pequenos nos bairros do Belém, Morros da Glória 2 e Tatu, Marinas, Camorim Pequeno e queda de árvore na Rodovia Rio Santos, na altura da Mombaça. Alagamentos também foram registrados nos bairros do Areal, Belém e Japuíba. O Rio Japuiba não transbordou. Os alagamentos se deram devido a problemas de drenagem.