Angra celebra Dia da Árvore e início da Primavera com plantio simbólico

Ação reforça cuidado com a natureza e compromisso com o futuro da cidade

22 de setembro de 2025

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Urbanização, Parques e Jardins, celebrou nesta segunda-feira, dia 22 de setembro, o Dia da Árvore (21) e o início da Primavera, com uma cerimônia especial na Praça Amaral Peixoto, a Praça do Porto, no Centro. O evento reuniu autoridades, instituições e a comunidade em uma ação simbólica que reforça o compromisso da cidade com o meio ambiente e o aumento das áreas verdes.

O prefeito Cláudio Ferreti e a primeira-dama e secretária de Urbanização, Parques e Jardins, Beth Brito, participaram da ação, que contou ainda com a presença da Defesa Civil e do programa Agente Jovem de Defesa Civil, equipe do Horto Municipal, BR Marinas, Rotary Club, Banda do Colégio Naval, alunos da rede pública, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Angra, projeto Reciclagem da AMA, Centro de Controle Operacional e Limpeza Urbana, Bacia Escola do Retiro da UFF e representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Durante o evento, foi realizado o plantio simbólico de uma sibipiruna, árvore nativa que representa a preservação ambiental e o cuidado com a natureza.

— O plantio dessa árvore marca de forma simbólica o nosso amor pelo verde e pela natureza. É também um trabalho voltado para o futuro da cidade, que oferece oportunidades para todos – destacou a primeira-dama Beth Brito.

Atualmente, Angra conta com 115 praças públicas e a administração municipal busca ampliar ainda mais os espaços verdes, garantindo qualidade de vida e preservação ambiental para toda a população.

O prefeito Cláudio Ferreti pontuou que, com cerca de 85% do território protegido pela Mata Atlântica, Angra reforça seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento urbano equilibrado, mostrando que cuidar do meio ambiente é cuidar do futuro da cidade.

— Cada árvore plantada é um para a criação de um futuro mais verde e sustentável. Proteger nossas áreas verdes significa investir em qualidade de vida, saúde e desenvolvimento para todos os angrenses – comentou.

Outra ação em homenagem ao Dia da Árvore aconteceu no domingo, 21, no Parque da Cidade, no Encruzo da Enseada. A empresa Enesa Engenharia promoveu a campanha Raízes do Futuro – Plantando Vida na Cidade, em parceria com o Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar). Na ocasião foram plantadas 80 mudas nativas e frutíferas da Mata Atlântica.