Angra dos Reis celebra a tradição da Festa de Santana, na Ilha Grande
Festividade conta com programação religiosa e cultural na Praia da Freguesia de Santana, neste sábado

A Secretaria de Cultura e Patrimônio de Angra dos Reis promove neste sábado, 26, a tradicional Festa de Santana, na Praia da Freguesia de Santana, na Ilha Grande. Enraizado na cultura local desde 1796, o evento preserva não apenas a devoção religiosa, mas também as ricas tradições culturais que envolvem a comunidade.
A festa é uma celebração das raízes históricas da região. No século XIX, Santana foi a padroeira de toda a Ilha Grande. Atualmente o padroeiro da região é São Sebastião, mas a devoção a Santana continua parte fundamental da identidade local.
Esse ano, as festividades terão início às 6h, com uma alvorada marcada pelo repicar dos sinos e pela queima de fogos. Às 10h, será realizada uma missa solene, seguida de procissão com as imagens de Santana e São Joaquim, acompanhada pela Banda Jardim Sarmento. A festividade inclui ainda um almoço comunitário, às 12h, seguido de uma animada programação de forró até as 16h.
A secretária de Cultura e Patrimônio, Marlene Ponciano, destacou a importância do evento:
— A Festa de Santana é um marco na nossa história, que reúne fé, música e a essência da nossa cultura. Queremos que todos se sintam acolhidos para celebrar conosco essa devoção, que é um verdadeiro patrimônio imaterial de Angra dos Reis - frisou.
PROGRAMAÇÃO:
• 6h: Alvorada com repicar dos sinos e queima de fogos
• 10h: Missa solene e procissão com as imagens de Santana e São Joaquim, acompanhada pela Banda Jardim Sarmento
• 12h: Almoço comunitário
• 13h às 16h: Forró