Celebrações de São Benedito começam no dia 27
Prefeitura, através da Cultuar, apoia o evento

A Irmandade de São Benedito de Angra vai realizar no dia 9 de abril, segunda-feira após a Páscoa, a tradicional Festa do Glorioso São Benedito, que neste ano tem o lema " Que a saúde difunda sobre a terra” e o tema “Fraternidade e saúde pública”. Missas, procissão, congadas, bumba meu boi e coroação do rei e da rainha marcam a festa religiosa, que é uma das mais bonitas da cultura angrense.
Dia de São Benedito é feriado municipal porque o santo é considerado, pela comunidade católica, como o segundo padroeiro de Angra dos Reis e venerado por milhares de fiéis. A prefeitura, através da Fundação Cultural (Cultuar) apoia o evento. Toda a comunidade e turistas estão convidados para os festejos.
A irmandade de São Benedito é um bem imaterial riquíssimo de Angra, instituída no século XVII no primitivo convento de São Bernardino de Sena da Cachoeira, com estatuto datado de 1820. É ela quem organiza a secular festa.
O tríduo preparatório para o grande festejo, na igreja Santa Luzia (Centro da cidade), sempre às 19h30, começa no dia 27 com o tema " São Benedito o filho abençoado", realizado pelo grupo Apostolado da Oração. As celebrações continuam no dia 28, com o tema “Benedito o que semeia", patrocinada pela Ordem Franciscana Secular; e no dia 29 o tema do tríduo é “Bendito quem ouve o chamado do Senhor", coordenado pela Ordem Terceira do Carmo.
No Domingo de Ramos, 1º de abril, será realizada a cerimônia de Levantamento dos Mastros saindo da igreja Santa Luzia em procissão, a partir das 16h, em direção ao largo do Carmo, onde serão erguidos os mastros com as efígies de São Benedito e N. Sra. do Rosário, com a presença da Irmandade do Glorioso São Benedito, banda de música e fiéis.
A cerimônia de transladação da imagem é realizada após o Levantamento do Mastro, com os devotos retornando com a imagem do Glorioso São Benedito para a igreja de Santa Luzia, onde ficará exposta para veneração.