Exposição sobre Darwin fez sucesso no feriado

700 pessoas passaram pelo saveiro e se encantaram com a realidade da mostra

21 de novembro de 2012
O feriado foi de muita história, biologia e sustentabilidade, a bordo de um saveiro que lembra as antigas embarcações usadas no século XIX, para grandes navegações. A exposição sobre o naturalista inglês Charles Darwin e a Teoria da Evolução foi o foco da mostra "Darwin no Tocorimé", aberta desde a última sexta-feira, 16. Participaram da abertura da exposição o presidente da TurisAngra, Hique Carloni, o secretário de Atividades Econômicas, Josias Martins, e munícipes interessados no tema. A exposição foi uma iniciativa do comandante Markus Lehman, em parceria com o Museu de Zoologia da USP, e em Angra conta com a colaboração da TurisAngra e da prefeitura.

O saveiro Tocorimé Pamatojari (na língua indígena, Kulina, "Espírito Aventureiro") construído à moda antiga, funciona como uma plataforma marítima de educação e cultura. A exposição foi montada de modo que lembrasse o HMS Beagle (embarcação que zarpou em 1831 para uma expedição de levantamento topográfico da América do Sul), com reproduções de utensílios e do ambiente de trabalho de Darwin. Em sua expedição, ele pôde observar os organismos (fauna e flora), coletando dados e estudando sobre a evolução das espécies; posteriormente, concluiu suas ideias e experiências e escreveu um dos livros mais lidos no mundo: "A origem das Espécies".

Cerca de 700 pessoas já se encantaram e se trasportaram pelas as aventuras da expedição do pesquisador, explorando a biodiversidade da costa brasileira e conhecendo um pouco sobre a embarcação.

A exposição fica em Angra até dia 2 de dezembro, no Cais dos Pescadores, no Centro. A visitação é gratuita e funciona das 10h às 16h, nos sábados e domingos, para o público em geral, e de terça a sexta somente para agendamentos escolares, que devem ser feitos pelo telefone 24- 8847-2254. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone ou no site do projeto www.tocorime.net.