São Sebastião é homenageado na Ilha Grande e no continente

Procissão, missas e show marcaram celebração relacionada ao santo católico em Angra dos Reis

21 de janeiro de 2025

As comemorações ao dia de São Sebastião, santo da Igreja Católica conhecido como protetor contra epidemias, guerras e fome, foram finalizadas na noite segunda-feira, 20 de janeiro, no Frade e na Vila do Abraão, na Ilha Grande. As festividades em homenagem ao padroeiro desses dois bairros de Angra foram iniciadas na sexta-feira, 10 de janeiro, sendo concluídas com missa no bairro localizado no continente e com procissão, missa e show no Abraão.

– São Sebastião é padroeiro da Ilha Grande, tendo a sua paróquia situada na Vila do Abraão. A festa é muito tradicional na cidade, fazendo parte do calendário municipal de eventos culturais de Angra dos Reis. É um evento que valoriza não só a cultura católica, mas toda a cultura de um povo que já vem comemorando essa data há muito tempo – explicou o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, que participou da celebração.

A celebração ao Dia de São Sebastião tem como objetivo manter viva a tradição cultural nas comunidades do município que celebram o santo. Na Vila do Abraão, as comemorações foram iniciadas com uma procissão pelas ruas da localidade, culminando com missa solene na Paróquia de São Sebastião, conduzida pelo Frei José Anchieta Varela. Após as homenagens religiosas, um show com o músico e cantor católico Brais Oss fechou o evento juntando angrenses e turistas, devotos ou não.

– Fico muito feliz quando venho aqui no Abraão, neste verdadeiro patrimônio mundial da humanidade. Todos, angrenses e turistas, são muito bem-vindos – afirmou o prefeito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti, que participou da celebração na Vila do Abraão,

No mesmo dia, às 19h30, no continente, a comunidade do Frade também homenageou São Sebastião com uma santa missa na Paróquia do bairro, localizada num endereço que não poderia ser mais emblemático: Rua São Sebastião, nº 41.