IV Concurso de Poesia Ipê Amarelo abre inscrições para estudantes de Angra dos Reis

Concurso em homenagem ao Dia da Árvore recebe poesias de alunos do 6º ao 9º ano e destaca a importância da arborização urbana para a manutenção do clima

20 de agosto de 2026

Estão abertas as inscrições para o IV Concurso de Poesia – Ipê Amarelo, promovido pela Secretaria de Urbanização, Parques e Jardins de Angra dos Reis em homenagem ao Dia da Árvore. Podem participar estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais, estaduais e particulares.

 

O tema desse ano é “Se a árvore desaparece, o calor aparece: o verde que mantém a cidade viva”. A iniciativa busca estimular a reflexão sobre a importância da arborização urbana para a manutenção do clima e para a qualidade de vida nas cidades.

 

Para a secretária de Urbanização, Parques e Jardins, Beth Brito, o concurso é uma oportunidade de unir educação, cultura e conscientização ambiental.

 

— A poesia tem uma forma muito especial de despertar a sensibilidade e fazer com que temas importantes sejam vistos sob um novo olhar. Neste ano, queremos que os estudantes reflitam sobre a importância das árvores para a nossa cidade e percebam que cuidar do verde também é cuidar da qualidade de vida e do futuro de todos nós – destacou Beth Brito.

 

As inscrições seguem até as 12h do dia 1º de setembro. Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail concursopoesiasupj@angra.rj.gov.br, acompanhados das informações do participante, como nome completo, escola, pseudônimo, e-mail e telefone para contato.

 

Cada estudante poderá concorrer com apenas uma poesia, que deverá ser inédita e de autoria própria. O trabalho deverá ser manuscrito de forma legível, utilizando caneta esferográfica azul, ter no máximo 30 versos, além do título, e ser digitalizado em formato PDF, conforme as orientações do regulamento.

 

As poesias serão encaminhadas à comissão julgadora sem a identificação dos autores. Assim como nas edições anteriores, o Ateneu Angrense participa da seleção dos trabalhos classificados e premiados. Os critérios de avaliação serão a fidelidade ao tema, criatividade, legibilidade e uso adequado da língua portuguesa.

 

Ao longo dos anos, o concurso vem ampliando a participação dos estudantes. Na primeira edição, realizada em 2023, foram registrados 100 participantes. Em 2025, o número chegou a 204 concorrentes.

 

A comissão julgadora selecionará os 10 melhores trabalhos, que receberão pontuação de 1 a 10. Os autores classificados serão comunicados por telefone, e-mail ou outros meios eletrônicos e deverão indicar previamente os intérpretes que apresentarão suas poesias no encerramento.

 

Os autores das 10 melhores poesias receberão troféus e certificados de participação. A entrega da premiação e a interpretação dos trabalhos classificados acontecerão no dia 21 de setembro de 2026, a partir das 14h30, na Praça Amaral Peixoto, conhecida como Praça do Porto, no Centro de Angra.

 

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Urbanização, Parques e Jardins pelo telefone (24) 3377-6193 ou pelo e-mail: concursopoesiasupj@angra.rj.gov.br.