I Worshop Estadual - Marco de Ação de Hyogo
O encontro acontecerá nesta quinta, no CEA, das 9h às 12h, promovido pela Escola de Defesa Civil/RJ

Todos os anos mais de 200 milhões de pessoas são afetadas por secas, inundações, ciclones, terremotos, incêndios florestais e outras ameaças. Além disso, a pobreza, a crescente densidade populacional, a degradação do meio ambiente e o aquecimento global estão fazendo com que o impacto das ameaças naturais seja cada vez pior.
Assim, diante do agravamento e do aumento de desastres provocados por eventos adversos, os governos de 168 países se comprometeram a adotar medidas para reduzir o risco de desastres, adotando o Marco de Ação de Hyogo, em 2005.
MARCO DE AÇÃO DE HYOGO
O Marco de Ação de Hyogo (MAH) é o instrumento mais importante para a implementação da redução de riscos de desastres que adotaram os Estados Membros das Nações Unidas. Seu objetivo geral é aumentar a resiliência das nações e das comunidades frente aos desastres ao alcançar, para o ano de 2015, uma redução considerável das perdas que ocasionaram os desastres, tanto em termos de vidas humanas quanto aos bens sociais, econômicos e ambientais das comunidades e dos países.
Então coube a Escola de Defesa Civil (Esdec) realizar no 1º semestre de 2012, o I Workshop Estadual sobre o Marco de Ação de Hyogo, em parceria com as Coordenadorias Regionais de Defesa Civil (REDEC) e Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec).
Na Costa Verde, com a participação de Angra dos Reis, Mangaratiba, Parati e Itaguaí, o encontro estadual será na quinta-feira, 22, no Centro de Estudos Ambientais (Cea), na Praia da Chácara, das 9h às 12h, em Angra dos Reis.
O objetivo é o de apresentar às Redecs e Comdecs o Marco de Ação de Hyogo e suas cinco prioridades de ação, a saber:
- Fazer com que a redução dos riscos de desastres seja uma prioridade;
- Conhecer o risco e tomar medidas;
- Desenvolver uma maior compreensão e conscientização;
- Reduzir o risco;
- Estar preparado e pronto para atuar.
A finalidade é a de estimular o desenvolvimento de ações proativas de Prevenção de Desastres e de Preparação para Emergências e Desastres nos 92 municípios do território fluminense, aumentando, assim, a resiliência das comunidades.
O WORKSHOP
A Esdec irá promover, com o protagonismo das Comdecs o mapeamento das 460 principais ameaças de desastre de origem natural do Estado, com a identificação e hierarquização das 05 maiores ameaças naturais, considerando-se a prevalência, a magnitude do evento adverso e o grau de vulnerabilidade do sistema receptor afetado, em cada um dos 92 municípios fluminenses, a fim de elaborar, ao término da missão, o Mapa de Ameaças Naturais do Estado, uma das premissas do MAH.
O Workshop fomentará, ainda, a execução de atividades de Defesa Civil em âmbito municipal no período de normalidade, ou seja, inseridas nos aspectos globais de Prevenção de Desastres e de Preparação para Emergências e Desastres, eixo principal do MAH.