Procissão Marítima ganha reforço na divulgação

TurisAngra monta stand em shopping da cidade para divulgar a festa e o turismo em Angra dos Reis

18 de setembro de 2012
A Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) inaugurou na sexta-feira, dia 14, um stand no Shopping Piratas para a divulgação da Procissão Marítima. A festa é uma das mais importantes do calendário de eventos da cidade. O stand funciona diariamente das 10h às 22h, prestando informações sobre o evento, e é uma parceria entre a TurisAngra, o Shopping Piratas e a Associação dos Organizadores de Barcos da Procissão Marítima de Angra dos Reis (AOBPMAR).

Apesar de a divulgação ser focada na procissão, a TurisAngra pretende utilizar o stand para divulgar o turismo como um todo, dando continuidade ao seu trabalho de marketing para o fortalecimento do setor. A localização do stand, em um dos centros comerciais mais movimentados de Angra e que recebe um grande número de pessoas de outros municípios, favorece esse trabalho.

- Nós estávamos trabalhando nesse projeto já há algum tempo e a receptividade, tanto da associação quanto da direção do shopping, foi muito positiva. É a primeira vez que a divulgação do evento será feita com tanta antecedência. Esperamos que os resultados sejam positivos - disse o presidente da TurisAngra, Hique Carloni.

A divulgação da procissão está sendo feita através de vídeos de edições anteriores e do site oficial do evento (www.procissaomaritima.com.br). Nele podem ser encontradas informações sobre a festa, a associação e as galeras que organizam as embarcações (com links e contatos de cada uma delas).

A Procissão Marítima é realizada sempre no dia 1º de janeiro. A origem da festa é de 1978, quando José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, diretor da Rede Globo, inspirado em festas que aconteciam em outras cidades, reuniu um grupo de amigos e, com as imagens de Nosso Senhor dos Navegantes e Nossa Senhora da Piedade, criou a primeira Procissão Marítima. Após três anos, os santos deixaram de ser utilizados para evitar conflitos com a Igreja Católica e a festa passou a ter como principal objetivo a comemoração pela chegada do novo ano. A concentração da procissão acontece na Praia das Flexas, Ilha da Gipóia, e conta com atrações musicais. De lá, as embarcações seguem para a Praia do Anil, em um percurso de 7 km feito em aproximadamente duas horas e com muita animação.

O stand funciona no segundo piso do Shopping Piratas e ficará instalado até as vésperas da procissão. A TurisAngra e a AOBPMAR estão acertando os detalhes da organização desta próxima procissão junto com a Capitania dos Portos e buscando formas de melhorar cada vez mais a festa para angrenses e turistas. Na última edição foram distribuídos R$ 50 mil em prêmios para as melhores embarcações em categorias variadas.