Novo CEM da Japuíba

Reforma da unidade está em fase final. Previsão de entrega é para as próximas semanas

18 de setembro de 2012
A Prefeitura de Angra acerta os detalhes finais para a entrega do Centro de Especialidades Médicas da Japuíba (CEM), que está sendo reformado. Nesta terça-feira, dia 17, o secretário de Saúde de Angra, Jeferson Portilho, e o secretário de Obras, Vingle Martins, estiveram no local para avaliar o andamento das obras. Além da reforma da unidade, todo o entorno também está sofrendo intervenções. A prefeitura está concluindo um trabalho de revitalização e reordenamento urbano. A previsão de entrega da unidade é para as próximas semanas.

O CEM está localizado na estrada Prefeito João Galindo. A área fica entre a unidade de saúde e a Escola Municipal Santos Dumont, a maior do município. Nesse local está localizada uma praça que vem sendo remodelada, com o objetivo de facilitar o acesso de pessoas e veículos ao novo CEM.

- Nós mudamos o layout desta praça e estamos recuperando a área. Ampliamos o estacionamento, incluímos rampa de acesso para ambulâncias, fizemos um trabalho de drenagem do pátio, pavimentação, iluminação pública e paisagismo - explica o secretário. O alambrado da quadra poliesportiva local também foi recuperado.

A estrutura do Centro de Especialidades Médicas da Japuíba está sendo totalmente modernizada para oferecer um melhor atendimento à população e melhores condições de trabalho para os profissionais. A nova estrutura é em módulos, pré-moldada, seguindo os moldes da UPA. A reforma custou aproximadamente R$ 1,2, incluindo alguns dos equipamentos, e vem seguindo o cronograma de trabalho da prefeitura.

A unidade oferece ginecologia, pneumologia, dermatologia, pediatria, proctologia, psicologia, fonoaudiologia, geriatria, cardiologia, endocrinologia, pequenas cirurgias, odontologia, vigilância em saúde, farmácia social, otorrinolaringologia e serviço social. A unidade fazia em torno de 1.500 atendimentos semanais. De acordo com Portilho, a expectativa é que ela passe a atender cerca de 2.500 pacientes por semana.

- O prefeito Tuca Jordão vem acompanhando de perto as etapas da reforma e desde o início tem demonstrado uma grande preocupação em fazer desta unidade um modelo de qualidade, para que ela possa proporcionar um atendimento de excelência e humanizado - ressaltou o secretário, que destacou também o empenho de sua Secretaria Adjunta Hospitalar. - Nossa proposta é ampliar essa modernização para as outras unidades de saúde do município - concluiu.