Capacitação para pescadores

Prefeitura e UFRJ oferecem cursos para a comunidade pesqueira de Angra

17 de agosto de 2012
A Prefeitura de Angra, através de uma parceria com a Universidade Federal Fluminense, trouxe para os pescadores do município cursos de manipulação de pescado. O objetivo é incentivar a capacitação dos profissionais dessa área, que é uma das mais importantes para a economia e cultura locais. As aulas acontecem na segunda e terça-feira, dias 20 e 21, das 9h às 17h, na Subsecretaria de Treinamento da prefeitura, na rua Honório Lima, 127, Centro.

As aulas são ministradas pela coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos da UFRJ, Ana Lúcia Vendramini. Além de Angra, Paraty também vai receber o curso, na quarta-feira, dia 22. Em Angra, a aula do dia 20 será sobre Composição química de pescado e boas práticas de fabricação. Ela irá abordar os principais componentes químicos, deterioração, perigos químicos e biológicos, práticas de manipulação e fabricação e inspeção sanitária.

A aula do dia 21 será sobre produção de surimi e derivados, abordando tópicos como beneficiamento de pescado e sustentabilidade e como se processa o surimi, que é uma massa de pescado, e seus derivados, como kani, almôndega e hambúrguer.

O curso tem 30 alunos inscritos. São pescadores, maricultores e agricultores locais, além de estudantes da UFRJ. As aulas são práticas e teóricas. O curso faz parte dos projetos de extensão Tecnologia social de beneficiamento de pescado e Gestão do conhecimento no beneficiamento de pescado, da UFRJ, e conta com o apoio do Ministério da Educação e da Rede Solidária da Pesca. Em Paraty, a aula será sobre "Cultivo de alga e extração de carragena", atividade que vem sendo desenvolvida pelos pescadores e maricultores daquele município.