Ensaios das danças da Festa do Divino vão começar
Ensaios das danças dos Coquinhos, Jardineiras, Lanceiros, Velhos e Marujos serão realizados na Casa Larangeira

A Fundação Cultural de Angra (Cultuar) e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição estão se reunindo e iniciando os preparativos para a tradicional e secular Festa do Divino Espírito Santo, de 18 a 27 de maio. A parte religiosa começa no dia 18, com a realização das novenas na igreja Matriz, às 19h30; e a parte profana, com todas as danças, passeatas, figuras folclóricas características, se inicia no dia 25 de maio, quando chega, às 10h, de barco, no Cais de Santa Luzia, o Menino Imperador, que abre oficialmente o festejo cultural.
As inscrições para as danças do Divino, Coquinhos, Lanceiros, Jardineiras, Velhos e Marujos continuam abertas na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Ainda existem vagas para todas as danças. As inscrições só se encerrarão assim que todos os grupos de dança estiverem completos.
Os ensaios das danças vão começar, na Casa Larangeira, no Centro da Cidade, a partir de segunda-feira. A Dança dos Coquinhos será às terças e quartas-feiras, das 18h às 19h. As Jardineiras ensaiarão nas segundas-feiras, das 18h às 19h; e nas sextas-feiras, das 19h às 20h. Os Lanceiros farão seus ensaios às quintas-feiras, das 18h às 20h. E os Velhos, aos sábados, a partir das 14h.
A festa é uma das mais ricas em simbolismos culturais do município e envolve centenas de pessoas, folias do Divino, Igreja Católica e a população. O grande festejo é composto por diversas programações, como chegada do Menino Imperador , passeata, encenação da soltura de um preso, almoço comunitário; coroação do Menino Imperador, apresentações de danças típicas e tradicionais durante três noites, em um grande tablado da Praça do Cais de Santa Luzia; missa solene com distribuição de pães bentos; e finalmente, a grande procissão, que precorre diversas ruas da cidade, atraindo uma multidão.