Prefeito busca melhorias para Angra

Vila do Abraão e Hospital da Japuíba são debatidos em duas reuniões no Rio de Janeiro

17 de março de 2012

Na última sexta-feira, 16 de março, o prefeito Tuca Jordão foi ao Rio de Janeiro para discutir dois assuntos importantes para o município: o pedido de desapropriação, por parte do estado, relativo às casas dos moradores da Vila do Abraão, na Ilha Grande, e a inauguração do Hospital da Japuíba.
O primeiro encontro aconteceu às 11h, na sede da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG). O prefeito, acompanhado do secretário de Governo, Alexandre Tabet, do deputado federal Fernando Jordão, do vice-prefeito Essiomar Gomes e de vereadores do município – além de moradores da Vila do Abraão –, conversou com a subsecretária de Patrimônio Imobiliário, Cristina Lucia de Barros Vianna.
Os moradores do Abraão vêm recebendo pedidos de desapropriação quanto às casas da localidade. As residências construídas pela União, para abrigar profissionais da unidade prisional da Ilha Grande, até hoje não foram regularizadas. A maior parte dos que vivem na comunidade é composta de parentes dos funcionários do presídio, que lutam para que o impasse relativo às casas seja resolvido.
A situação se agravou no começo deste mês, quando funcionários da Subsecretaria de Patrimônio Imobiliário (SUBPA), subordinada à Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, começaram a transmitir aos moradores os pedidos de desapropriação das casas. As famílias teriam um prazo de dois meses para deixar as residências, o que fez com que os cidadãos da Vila do Abraão passassem por uma situação muito delicada.
Segundo Tuca Jordão, a reunião foi proveitosa. “Saio satisfeito da reunião. Ficou acertado com a subsecretária Cristina e com todos os envolvidos nesse assunto, principalmente a comissão de moradores da localidade, que ninguém mais vai ser tratado da forma que foi”, conta o prefeito, antes de continuar. “A SEPLAG foi à Vila do Abraão, há poucos dias, e causou um transtorno muito grande anunciando que iria demolir casas e tirar moradores do local. Organizamos uma comissão relacionada ao assunto e fizemos um levantamento das residências da vila, para que tudo fosse divulgado de maneira correta. Agora, os membros da comissão dos moradores vão ter uma reunião com os outros cidadãos que vivem na comunidade, para tranquilizá-los, já com a certeza de que o tratamento será diferenciado.
De acordo com Tuca Jordão, daqui para frente será estudado um preço justo para aqueles que terão que pagar aluguel. “Os funcionários do estado terão o valor do aluguel debitado em contracheque, compatível com o que eles ganham. Estamos caminhando juntos, na intenção de defender os interesses dos moradores da Ilha Grande. Agora sim o problema começou a ser solucionado, e com muita clareza.”
A entrega das casas dos moradores do Abraão ao estado, em sessenta dias, já não vai mais acontecer. “Estamos trabalhando em cima desse prazo, para mostrar em definitivo ao estado quem são os moradores da localidade. As pessoas que vivem lá são trabalhadores do estado, principalmente, agentes penitenciários. Não existe motivo para que o estado trate de forma desigual os seus funcionários”, explica o prefeito, que completa. “Para a prefeitura, seria correto que os funcionários do estado que vivem na vila por 30, 40 anos, continuassem em suas casas, pagando um valor de aluguel justo, compatível com o que ele ganha”.
Uma agenda relativa ao entendimento entre prefeitura, câmara de vereadores, moradores e representantes da SEPLAG já está sendo organizada, com o objetivo de resolver a questão em definitivo.


Hospital da Japuíba com apoio total do estado
Às 13h, o prefeito Tuca Jordão, acompanhado do secretário de Governo e do deputado federal Fernando Jordão, foi até a sede da Secretaria Estadual de Saúde, para conversar com o secretário da pasta, Sérgio Côrtes, a respeito do Hospital da Japuíba. Lá ele se encontrou com o secretário municipal de Saúde de Angra dos Reis, Jeferson Portilho, e o presidente da Fusar, Amílcar Jordão, que também participaram da conversa.
A reunião teve saldo positivo. “Esse encontro com o secretário de Saúde foi de suma importância. Conversamos com ele quanto à intenção de estadualizar o hospital, deixá-lo nas mãos do estado para que ele administre, já que o município não tem recursos para administrar o hospital. A conversa foi muito boa. Queremos colocar o hospital em funcionamento o mais rápido possível”, informou Tuca Jordão.
Na próxima semana o secretário estadual de Saúde vai fazer mais uma visita ao Hospital da Japuíba, com o objetivo de adiantar toda a operação. “Vamos definir o plano de trabalho e as datas, para posteriormente marcar a inauguração do hospital”, declarou o prefeito.