Força Nacional avalia trajeto da Tocha Olímpica em Angra

Segurança do evento foi debatida entre o município e o órgão federal

17 de fevereiro de 2016
A Fundação Municipal de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) recebeu na sexta-feira, 12, uma comitiva com oito representantes da Força Nacional de Segurança Pública, do governo federal, liderada pelo capitão Eduardo Oliveira, para uma visita técnica de avaliação das questões de segurança envolvidas na passagem do revezamento da tocha olímpica Rio 2016 pelo município de Angra. A comitiva foi recebida pelo diretor executivo da Fundação, Nilton Júdice, pelo superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Ricardo Ferreira, e por representantes da Defesa Civil Municipal. O objetivo foi certificar o trajeto sugerido e a mobilidade do cortejo do revezamento, composto por vários veículos.

A tocha olímpica deverá passar por Angra no final de julho, há poucos dias do início dos Jogos Olímpicos do Rio. A cidade será a primeira do estado a receber a chama olímpica e uma das poucas do país em que a tocha pernoitará, para que, na manhã do segundo dia, possa passar pela Ilha Grande. A proposta de trajeto e prazos previstos feita pelo município foi apresentada e discutida, recebendo avaliação positiva da Força Nacional que, junto com a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, será o órgão responsável pela segurança de todo o revezamento.

— Não foi fácil estar entre as cidades-sede do revezamento. Essa preparação já dura mais de um ano, porque sabemos que receber a chama olímpica em Angra é como receber uma parte dos Jogos Olímpicos do Rio. É uma oportunidade exclusiva. Creio que a cidade vai encher as ruas para celebrar as histórias exemplares dos cidadãos que conduzirão a tocha. Faremos uma grande festa para que nossa etapa no revezamento seja uma das mais bonitas e alegres do Brasil — disse o presidente da TurisAngra, Klauber Valente.

O REVEZAMENTO
O revezamento da tocha olímpica Rio 2016 é realizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e patrocinado por Coca-Cola, Nissan e Bradesco. O governos federal, além dos estados e municípios por onde a chama passará, são parceiros na organização, garantindo que os serviços públicos necessários sejam oferecidos.

A CHAMA:
- Viajará o país por cerca de 90 a 100 dias
- Percorrerá em torno de 300 cidades dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal (82 dessas cidades foram anunciadas nesta sexta)
- Percorrerá cerca de 20 mil quilômetros por estradas e ruas do país
- Viajará em torno de 10 mil milhas aéreas, no trecho entre Teresina e Campo Grande
- Será carregada por cerca de 12 mil condutores da tocha, em trechos de aproximadamente 200 metros cada
- Atingirá 90% da população brasileira.