Quarteto da Guanabara em Angra

Cultuar convida a população para a apresentação do belíssimo concerto no Centro Cultural Theophilo Massad

16 de outubro de 2012
 

A Fundação Cultural de Angra (Cultuar) convida os amantes da música


clássica para um grande concerto de violinos e violoncelos, gratuito,


com o Quarteto Guanabara, no sábado, dia 20, às 20h, no teatro do


Centro Cultural Theophilo Massad, no Centro de Angra, um dos


importantes espaços culturais da cidade, que abriga diversas


manifestações culturais. O centro cultural fica na Praça Guarda-marinha


Greenhalgh, S/N.


O concerto de altíssima qualidade, é mais uma ótima opção cultural


para o fim de semana em Angra. O Quarteto da Guanabara é formado pelos


excelentes musicistas, reconhecidos como os dos melhores do Brasil:


Márcio Malard (violoncelo), Daniel Albuquerque (viola), Gabriela


Queiroz e Daniel Guedes (violinos). Compoisiçlões de Hayden, Villa


-Lobos e Dvorak farão parte do concerto.


A apresentação musical é mais uma ótima opção cultural para o fim


de semana na cidade, principalmente para os amantes da música


clássica. O Quarteto da Guanabara foi fundado em 1968. Depois de um


período parado, o grupo retornou em 2009 com a formação atual, que


conta com o violoncelista Márcio Malard, que faz parte do conjunto


desde 1983.


A apresentação está recebendo o apoio institucional da Prefeitura de


Angra e faz parte do Projeto Concertos no Estado do Rio de Janeiro,


realizado pelo Ministério da Cultura e pela Focus Rio Produções


Culturais.


Um pouco da história dos músicos do quarteto


Daniel Guedes – violino. Considerado um dos mais importantes músicos brasileiros de sua geração. Vem se destacando como um músico versátil, atuando como violinista, violista, camerista, professor e regente. Carioca, nascido em 1977, iniciou seus estudos de violino aos sete anos com seu pai e logo ingressou no Conservatório Brasileiro de Música. Em 1991 ganhou bolsa de estudos da Capes para estudar em Londres. Foi vencedor dos concursos Jovens Concertistas Brasileiros(1991), Bergen Philharmonic Competition(1998) e Waldo Mayo Memorial Award(2000), prêmio este que lhe valeu um concerto noCarnegie Hall de Nova York tocando o Concerto n°1 de Max Bruch.





Gabriela Queiroz - violino. Nascida em Cataguases/MG em 1985, iniciou seus estudos de violino aos quatro anos em João Pessoa-PB onde foi aluna de Ademar Rocha e Yerko Pinto. Em 2007 concluiu o Bacharelado no Conservatório Brasileiro de Música, na classe de Daniel Guedes. Também estudou em Chicago, Nova York e.em Israel. Participou de vários festivais de música no Brasil e no exterior. Venceu importantes concursos no Brasil como o ConcursoJovens Instrumentistas de Piracicaba em 2001, o Concurso Jovens Solistas da OSBA em 2003 e 2006 e o Concurso Furnas Geração Musical também em 2006. Já atuou como solista das Orquestras Sinfônicas Brasileira, da Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Paraná, Fil. Do Espírito Santo, além de várias orquestras de câmera. É professora da Escola de Música da UFRJ.





Daniel Albuquerque - viola. Nasceu em 1985 no Rio de Janeiro e iniciou seus estudos de violino aos 8 anos de idade. Participou de diversos festivais de música, onde teve a oportunidade de ter classes comrenomados professores como Marcello Guershfeld, Shmuel Ashkenasi, Miriam Fried, Ori Kam, León Spierer, entre outros. Em 2002 foi bolsista do curso de música de câmara da Kinhaven Music School, em Weston, Vermont (EUA). Representou o Brasil em turnê pela América Latina com a Youth Orchestra ofthe Americas em 2008, e com a Orquestra Bachiana Brasileira em concertos no Vietnâ e em Cingapura em2009. Concluiu o Bacharelado na UFRJ, na classe do professor Daniel Guedes, e participou de masterclasses com renomados músicos, como Shmuel Ashkenasi e Pinchas Zukerman.


Márcio Malard – violoncelo. Talvez seja o violoncelista que mais tempo atuou como líder na Orquestra Sinfônica Brasileira: 38 anos; tempo suficiente para conviver com grandes regentes e artistas legendários como Charles Dutoit, Eduardo Matta, Kurt Sanderling, Kurt Masur, Antonio Janigro, Pierre Fournier, Leorbard Rose, Janos Starker, Paul Tortelier, Rostropovich, Claudio Arrau, Arnaldo Estrella, Mariuccia Iacovino e Iberê Gomes Grosso; este último seu grande mestre. Desenvolve também intensa carreira como camerista e solista de diversas orquestras brasileiras,além de diversas atuações junto a grandes nomes da música brasileira, como Maria Bethânia, WagnerTiso, Tom Jobim, entre muitos outros. Foi fundador do Rio Cello Ensemble e da Orquestra de Câmera do Brasil com o Maestro e compositor José Siqueira.