Setor de quimioterapia será inaugurado

Pacientes com câncer serão tratados no município. Unidade irá atender entre 200 e 300 pacientes por mês

16 de julho de 2012
A Prefeitura de Angra e a Fundação de Saúde (Fusar) inauguram na quarta-feira, dia 18, a Unidade de Tratamento Quimioterápico do município. A inauguração será às 10h, na Santa Casa, onde irá funcionar o setor. Com a novidade, a saúde de Angra dos Reis obtém uma grande conquista, que vai minimizar e muito os transtornos dos pacientes com câncer no município que precisam ir ao Rio para fazer quimioterapia.

Além de uma grande aquisição para a área de saúde e que vai atender a um antigo anseio dos pacientes, o setor também irá representar uma economia para o governo municipal, já que levar os pacientes de quimioterapia para o Rio tem um custo alto.

- Só de transporte, incluindo combustível e hora extra de motoristas, fica em mais de R$ 1 milhão por ano, fora hospedagem e alimentação - afirmou Jeferson Portilho, presidente da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar).

O polo de oncologia será também um conforto para os pacientes. Eles poderão receber tratamento próximo de suas casas e da família. Um alento em uma situação que, devido à gravidade, já é por si só delicada.

O setor deverá atender entre 200 e 300 pacientes por mês, e será dirigido pelo médico Edmar Lopes, com experiência na área e especialista do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A obra para a instalação do setor durou aproximadamente um mês. O espaço irá contar com banheiro, sala, antessala e área de manipulação de medicamentos.

De acordo com Portilho, todos os procedimentos decorrentes da instalação de um polo de oncologia, como credenciamento junto ao SUS, garantia de acesso a medicamentos e capacitação da equipe para o atendimento, estão sendo coordenados pela equipe técnica do município, de acordo com as portarias do Ministério da Saúde. A ideia dos responsáveis é que, futuramente, o setor também passe a oferecer radioterapia, o que demanda um investimento maior.