Treinamento em altura reforça o preparo da Defesa Civil de Angra
Curso realizado no Parque da Cidade capacita agentes para atuar em emergências com mais segurança e eficiência

Nesta sexta-feira, dia 16 de maio, o Parque da Cidade, em Angra dos Reis, recebeu mais uma etapa de capacitação dos agentes da Defesa Civil municipal. A atividade, voltada para o treinamento em técnicas de segurança em altura, teve como foco a preparação dos profissionais para atuarem com eficácia em situações críticas, como resgates em estruturas colapsadas e áreas de difícil acesso.
- O objetivo do curso é treinar e capacitar os funcionários. Cada vez mais, estamos desenvolvendo essa atividade para que, em uma emergência, eles estejam prontos para atuar. Hoje estamos trabalhando técnicas de rapel, que envolvem a descida por corda, ancoragem e execução de procedimentos. Também estamos praticando a técnica de subida. Por exemplo, em um resgate onde uma pessoa esteja em um rochedo ou em uma estrutura colapsada, o agente precisa estar capacitado para se manter ancorado, preso à corda, e prestar o suporte necessário a essa vítima – explicou Jefferson Souza, agente de Proteção e Defesa Civil.
As instruções práticas incluíram técnicas de rapel, ancoragem e deslocamento vertical, fundamentais para resgates em locais de difícil acesso. A ação integra a rotina de treinamentos contínuos promovidos pela Prefeitura de Angra, reafirmando o compromisso da administração com a segurança da população.
- É no momento de normalidade que a Defesa Civil prepara todos os seus profissionais para que eles possam servir à população de forma segura, com técnicas atualizadas. A Prefeitura de Angra vem trabalhando a técnica de segurança em altura com os profissionais e integrantes da Defesa Civil, aumentando assim o efetivo e aprimorando a capacidade de atendimento à população angrense nos momentos mais críticos, sem que os agentes se coloquem em risco – destacou Lauro Santana, Relações Públicas da Defesa Civil.