Seminário apresenta parceria da Prefeitura com o Instituto João e Maria Backheuser

Novo parceiro atuará no fortalecimento das ações do Programa Angrense de Alfabetização na Idade Certa (PAAIC); evento marcou o Dia Nacional da Alfabetização e também premiou docentes.

15 de novembro de 2025

 

Celebrando o Dia Nacional da Alfabetização, Angra dos Reis reuniu gestores das 78 escolas municipais no VIII Seminário Angra em Ação – Alfabetização, realizado nesta sexta-feira (14), para apresentar o Instituto João e Maria Backheuser (IJMB), novo parceiro da secretaria no desenvolvimento e aprimoramento do Programa Angrense de Alfabetização na Idade Certa (PAAIC).

 A presidente do IJMB, Anna Backheuser, e a diretora executiva, Teca Pontual Pereira, apresentaram o trabalho institucional e detalharam as frentes de cooperação com a rede municipal, que incluem formação docente, fortalecimento das práticas pedagógicas e acompanhamento das aprendizagens. A parceria integra as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), política pública que orienta estados e municípios a garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

 – Hoje, Dia Nacional da Alfabetização, reunimos toda a rede para reafirmar nosso compromisso com aquilo que é mais essencial na escola: garantir às nossas crianças o direito de aprender a ler e escrever na idade certa. O VIII Seminário Angra em Ação mostra a força das parcerias que construímos, do CAED ao Instituto João e Maria Backheuser, e celebra o trabalho dos nossos professores, que têm transformado práticas em resultados concretos. A alfabetização é a base de tudo, e Angra segue avançando com responsabilidade, planejamento e escuta ativa das escolas – destacou o secretário de Educação, Paulo Fortunato.

 A programação contou ainda com uma palestra da professora Josiane Toledo, supervisora de Correção de Instrumentos de Avaliação do CAEd/UFJF, que abordou o uso pedagógico das avaliações externas e o papel da alfabetização no acompanhamento contínuo da aprendizagem. O CAEd/UFJF é parceiro da Prefeitura de Angra desde 2022 nas avaliações do programa Avaliar Angra e na mensuração do IDEAR.

 O seminário também apresentou um painel conduzido pela equipe da Escola Municipal Poeta Carlos Drummond de Andrade, localizada no Camorim Pequeno, que em 2024 foi a única unidade da rede a alcançar mais de 80% de proficiência na avaliação estadual Avalia RJ (antigo Alfabetiza RJ). A experiência destacou práticas de gestão, acompanhamento pedagógico e estratégias de alfabetização que contribuíram para o desempenho acima da média no exame estadual. 

Na mesma mesa, a coordenadora do Núcleo de Avaliação e Rendimento Escolar da SEJIN, Franciane Torres, detalhou os procedimentos para a aplicação do Avalia RJ 2025, que será realizado entre os dias 24 e 28 de novembro deste ano, reforçando orientações às equipes gestoras e a importância do uso dos resultados no planejamento pedagógico da rede.

 

II Prêmio Magda Soares

 

O seminário também celebrou a valorização das práticas docentes da rede municipal, com a apresentação da experiência “O sabor das palavras”, desenvolvida pela professora Veridiana Borges da Silva, da Escola Municipal Cornelis Verolme — vencedora do 1º lugar na etapa municipal do II Prêmio Magda Soares, na Categoria I – Experiências de Alfabetização. A docente compartilhou objetivos, metodologias e os resultados alcançados em seu projeto, que se destacou pelo incentivo à leitura, à escrita e ao enriquecimento do vocabulário por meio de atividades sensoriais e interativas.

 Na Categoria II – Experiências de Recomposição das Aprendizagens, o 1º lugar foi conquistado pela professora Glauciene Santos de Paula, da E.M. Profª Tânia Rita de Oliveira Teixeira, com o projeto “Cinema Monetário”.

 Além dos projetos vencedores, a SEJIN homenageou todas as professoras e professores classificados e participantes das duas categorias do prêmio, que reconhece práticas inovadoras e efetivas da rede municipal no campo da alfabetização e da recomposição das aprendizagens.

 

Categoria I – Experiências de Alfabetização

 

•         1º lugar: Veridiana Borges da Silva (E.M. Cornelis Verolme) – “O sabor das palavras”

•         2º lugar: Suéle Máximo Furtado (E.M. Profª Tânia Rita de Oliveira Teixeira) – “Feira literária da Tânia Rita e as vivências de leitura e escrita”

•         3º lugar: Giseli Costa da Silva Ribeiro (E.M. Santos Dumont) – “Afetividade na Aprendizagem”

•         4º lugar: Veronica da Rosa Dias de Araujo (E.M. Profº Sylvio de Castro Galindo) – “Leitura por prazer: caminhos de inclusão e afeto na formação dos alunos”

•         5º lugar: Elisângela Maria Barboza de Souza (E.M. Almirante Tamandaré) – “As aventuras de Karumbe – Diário de bordo de uma mascote”

 

Menções de participação – Categoria I:

 

•         Ivanisa de Souza e Silva (E.M. Frei Fernando Geurtse) – “Vivências na Alfabetização: um relato de experiência no contexto da cultura local”

•         Adriana Eliza Fontes da Silva Fonseca (E.M. Prefº José Luiz Ribeiro Reseck) – “Descobrindo Angra dos Reis: nossa cidade em letras e versos”

•         Heloisa Vieira de Mesquita (CETI Profª Adelaide Figueira) – “É impossível ser feliz sozinho”

•         Arislany de Queiroz Sather (E.M. para Deficientes Visuais) – “Quando a leitura se faz com os dedos: uma jornada tátil de alfabetização na deficiência visual”

•         Isabella Delgado Ferraz (E.M. Frei Bernardo) – “Entre lacunas e possibilidades: práticas de recomposição da alfabetização em turmas com defasagem”

 

Categoria II – Experiências de Recomposição das Aprendizagens

 

•         1º lugar: Glauciene Santos de Paula (E.M. Profª Tânia Rita de Oliveira Teixeira) – “Cinema Monetário”

•         2º lugar: Carlos Eduardo Giglio (E.M. Brigadeiro Nóbrega) – “Descobrindo Juntos”

•         3º lugar: Maria Aparecida Ramos (E.M. Frei Fernando Geurstse) – “Explorando mundos com a leitura e a escrita”

•         4º lugar: Fabiana Machado Carvalho Lima (E.M. Profª Tânia Rita de Oliveira Teixeira) – “Eleições: aprendendo cidadania de forma lúdica”

•         5º lugar: Wilou Hudson Penha (E.M. Profª Tânia Rita de Oliveira Teixeira) – “Eu leio, escrevo e interpreto”

 

Menções de participação – Categoria II:

 

•         Márcio José da Silva (E.M. Morada do Bracuhy) – “Gamificação: uma sala de aula diferente”

•         Luciana de Matos Garret (E.M. Regina Célia Monteiro Pereira) – “Mudanças que fazem a diferença: uma história de sucesso – uma experiência de recomposição da aprendizagem”

•         Lopes Pereira Lino (E.M. Profª Tânia Rita de Oliveira Teixeira) – “Cinema de massinha: escrita e reescrita através do lúdico”

 

– Essa premiação reforça o papel dos educadores como protagonistas no processo de aprendizagem e evidencia o investimento da rede municipal em fomentar iniciativas que contribuem para o desenvolvimento das crianças e para o avanço dos indicadores educacionais – complementou Paulo Fortunato.