Angra tem resultados positivos no Ideb

Município atinge suas metas e melhora em relação às avaliações anteriores

15 de agosto de 2012
O Ministério da Educação acaba de divulgar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e Angra tem boas razões para comemorar. A rede municipal de ensino atingiu as metas determinadas pelo MEC, tanto nos anos iniciais quanto nos finais do ensino fundamental. O Ideb é um indicador criado pelo MEC para avaliar a qualidade da educação das escolas e redes de ensino fundamental e médio.

Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), o município obteve a média de 5.1, superando a meta, que era de 4.4. No Estado do Rio, a maioria dos municípios não conseguiu atingir a meta. A média alcançada por Angra representa um aumento significativo em comparação à nota obtida pelo município na avaliação anterior do Ideb, em 2009, que foi de 4.2. Naquela ocasião, Angra também havia superado a meta, que era de 4.0.

- O resultado é um reflexo de todo o trabalho e investimento de nosso governo na educação, e com ele subimos de 55% para o 20% lugar no ranking do estado. Esperamos que a rede continue trabalhando para melhorar seus resultados cada vez mais - ressalta Rita Salomão, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Angra.

Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), Angra ficou com 3.9, atingindo a meta, que era de 3.8. Também nesse segmento os números mostram um avanço, já que na avaliação anterior do Ideb o município havia ficado com 3.3, não conseguindo atingir a meta, que era de 3.5.

- O Ideb é um medidor não só do investimento na educação, mas da probabilidade de boas oportunidades para os nossos alunos. Os estudantes que obtêm uma educação de qualidade, que saem de instituições de ensino bem avaliadas, são aqueles que têm mais chances no mercado de trabalho. E é para isso que estamos trabalhando - disse a secretária.

Criado em 2005 e elaborado a cada dois anos, o Ideb é calculado com base nas notas da Prova Brasil, que abrange língua portuguesa e matemática, e na taxa de aprovação das escolas. Essa metodologia é utilizada pelos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A nota 6.0 é o índice dos países desenvolvidos.

A escola municipal que mais se destacou na avaliação dos anos iniciais foi a Regina Célia Monteiro Pereira, do Morro do Carmo, que ficou com 6.0, mesma nota considera de países desenvolvidos. A unidade, inaugurada em 2010 pelo prefeito Tuca Jordão, participou pela primeira vez do Ideb. As escolas Professor Antônio José Novaes Jordão, do Morro do Peres, e Frei João Moreira, na Enseada, também foram destaques por atingirem 5.9. Nos anos finais, o destaque foi para a escola municipal Professora Amélia Araújo Lage, de Garatucaia, que obteve 4.7, seguida pela Raul Pompeia, com 4.5.

Das 32 escolas avaliadas nos anos iniciais do ensino fundamental, 24 atingiram as metas determinadas pelo MEC. Nos anos finais, das 14 avaliadas 12 alcançaram as metas.

- Esse é o fruto do investimento do governo municipal e do trabalho de equipe da Secretaria de Educação, que valoriza a capacitação profissional e realiza avaliações constantes - disse o prefeito Tuca Jordão, que apontou investimentos de seu governo na educação infantil, base do ensino fundamental, e nos centros de educação de horário integral (Cehi), como alguns dos principais fatores que têm melhorado a qualidade do ensino no município. Outro fator apontado foi a Provinha Brasil, iniciativa da Secretaria de Educação para a preparação dos alunos para a Prova Brasil.